Skip to main content

Ofertar produtos financeiros de diversos bancos e fintechs, sem estar diretamente ligado a apenas uma instituição financeira, parecia fora da realidade até pouco tempo atrás. Atualmente isso já é possível! Bancários autônomos de qualquer canto do país podem atuar através de plataformas digitais e atender diferentes perfis de clientes, com um portfólio amplo de soluções na palma da mão. 

A profissão de bancário autônomo foi criada em 2019 pela Franq, uma fintech catarinense, responsável por desenvolver a primeira plataforma online que permitiu aos bancários atuarem fora dos bancos. Além de ser uma nova oportunidade de trabalho, essa inovação contribui para democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros. Em apenas uma plataforma, através dos bancários autônomos, os clientes podem comparar as opções disponíveis no mercado e garantir maior poder de escolha.

Em cinco anos de existência, a Franq facilitou o acesso aos principais produtos financeiros para mais de 10 mil Personal Bankers, como são chamados os bancários autônomos, que já atenderam mais de 130 mil clientes, tanto Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas.

Mas, como é possível conectar bancários com essas instituições e viabilizar essa forma de atuação inovadora? Continue a leitura para entender melhor.

Entendendo o desafio dos bancários autônomos no acesso aos produtos financeiros

Os profissionais que trabalham em bancos, seguradoras e administradoras de consórcio, podem oferecer somente os serviços disponíveis em determinada instituição financeira. Diante dessa limitação, muitos clientes acabam escolhendo as empresas que oferecem a maior quantidade de produtos e, consequentemente, o bancário perde seus clientes por não conseguir atender todas as suas necessidades.

Fora do banco é possível atuar como correspondente bancário, entretanto, o profissional deverá ficar conectado diretamente com instituições financeiras e, ainda assim, pode encontrar desafios para atender aos diferentes perfis de clientes. Além de prospectar leads, precisará cuidar de todo o processo burocrático das operações.

Como bancário autônomo da Franq, a atuação é mais simples. Através da plataforma online desenvolvida pela fintech, você se conecta automaticamente com as 50 principais instituições financeiras do país e tem em mãos mais de 150 produtos e serviços bancários, como empréstimos, financiamentos, seguros, entre outros. É possível receber comissões por todas as vendas realizadas, sem limite algum, afinal, você vai receber por negócio fechado.

– Confira também: Flexibilidade do bancário autônomo – uma rotina de trabalho diferenciada

beFranq: uma plataforma completa e eficiente

O beFranq é a plataforma desenvolvida pela Franq responsável por viabilizar a atuação dos bancários de forma autônoma. Disponível em versão web e mobile, o beFranq permite ao Personal Banker realizar a venda de produtos financeiros, acompanhar as operações em andamento, acessar simuladores exclusivos, conferir a tabela de comissões e muito mais!

Apenas com acesso à internet, sem a necessidade de baixar nenhum programa específico no computador, o profissional pode atuar de qualquer lugar do Brasil e do mundo, desde que as operações sejam realizadas com clientes brasileiros.

Cada Personal Banker possui uma loja digital exclusiva, com link personalizado para compartilhar com seus clientes e divulgar os produtos disponíveis. Essa facilidade permite ao cliente visualizar todas as soluções que pode contratar através do seu gerente de banco exclusivo.

O beFranq oferece também simuladores exclusivos, como o de financiamento imobiliário, por exemplo, que em poucos segundos mostra a taxa de juros, o valor das parcelas e o prazo de pagamento, de acordo com os dados reais dos clientes. Também é possível simular o comissionamento por produto financeiro, uma excelente ferramenta para otimizar o planejamento de vendas.

– Fique por dentro: 3 produtos financeiros mais rentáveis para bancários autônomos em 2024

Benefícios de utilizar as tecnologias da Franq como ferramenta de trabalho

A Franq é uma empresa de tecnologia focada exclusivamente no mercado financeiro, ou seja, é especialista na criação de soluções tecnológicas avançadas para otimizar o trabalho do bancário autônomo.

O motor de pré-análise de Empréstimo com Garantia de Imóvel, uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Franq, é um dos exemplos de ferramentas presentes no beFranq e que facilitam o trabalho do Personal Banker. Através do motor, apenas com algumas informações sobre o cliente e o imóvel em garantia, é possível calcular a probabilidade de sucesso da operação com mais de 15 bancos e fintechs parceiros. Tudo isso em poucos segundos e de forma automatizada.

Outro exemplo é a Franq Empresas, facilidade criada para encontrar soluções financeiras disponíveis para empresas de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de muitos documentos.

Ao todo, o beFranq oferece mais de dez ferramentas. Todas desenhadas para serem intuitivas e fáceis de usar. Os recursos disponíveis minimizam a complexidade burocrática e otimizam o tempo de trabalho dos bancários autônomos, tornando suas rotinas mais eficientes e produtivas.

– Você também pode se interessar por: Empreender no mercado financeiro – ascensão da carreira como bancário autônomo

Como a Franq pode impulsionar a carreira e os ganhos dos bancários autônomos

Além da tecnologia avançada, os Personal Bankers da Franq contam com especialistas da Franq para apoiá-los em toda a jornada de trabalho, desde a definição de estratégias de vendas até o sucesso das operações.

Cada Personal Banker possui um Gerente de Sucesso exclusivo, profissional com expertise no mercado financeiro responsável por ser o seu principal parceiro de trabalho dentro da Franq. O Gerente de Sucesso é essencial para criar estratégias reais que vão alavancar a atuação do bancário.

As Mesas de Negócios atuam na parte burocrática das operações. Profissionais com certificações especializadas em produtos financeiros acompanham de perto o andamento das operações e atuam para maximizar as chances de sucesso junto às instituições parceiros.

Com a infraestrutura tecnológica e o suporte de uma equipe altamente qualificada disponíveis na Franq, o bancário autônomo tem a oportunidade de focar na prospecção de clientes e oferecer atendimento personalizado, visando melhorar a experiência daqueles que depositam confiança em seu trabalho.

À medida que o número de clientes satisfeitos aumenta, a sua reputação como Personal Banker se fortalece, você atrai mais clientes, amplia as oportunidades de negócios e potencializa as suas comissões. Este conjunto de fatores eleva o patamar de sucesso profissional, mas também contribui significativamente para a valorização e o reconhecimento no mercado financeiro.

Guia completo do bancário autônomo

Agora que você já entendeu como a Franq facilita para bancários autônomos o acesso aos principais produtos financeiros, saiba como se tornar um Personal Banker.

Clique aqui e faça o download do Guia completo do bancário autônomo para conferir:

  • O que é e quem pode ser bancário autônomo;
  • Principais benefícios de ser bancário autônomo;
  • Como é ser um Personal Banker na Franq.

Baixe agora mesmo e faça parte da revolução do mercado financeiro!

Veja outros artigos da Franq: