Skip to main content

Alcançar a independência financeira desempenhando o papel de bancário autônomo ou seja trabalhando no mercado financeiro fora do banco tradicional é uma jornada de sucesso que pode se tornar realidade quando você sabe mais sobre quais caminhos seguir. E é isso – e muito mais – que vamos te mostrar neste artigo. 

Entenda os benefícios de empreender no mercado financeiro, os desafios dessa jornada, como ser um bancário autônomo e também como conquistar a sua independência e liberdade de uma vez por todas. Acompanhe! 

Impactos da falta de independência financeira no setor bancário

Não é segredo para ninguém que a falta de independência financeira pode ter um grande impacto na vida pessoal e profissional dos bancários. Afinal, pode desencadear questões que envolvem: 

  • Estresse, insegurança e pressão externa para cumprir metas;
  • Limitação de oportunidades e de recursos para desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Dependência do salário fixo;
  • Dificuldade de planejamento a longo prazo, entre outros.

Esses são apenas alguns dos impactos causados pela falta de dependência no setor bancário. Sendo assim, tendo em vista essas questões limitantes que, por vezes, impedem o profissional de crescer e se desenvolver, há uma tendência que ganha cada vez mais força entre os bancários nos últimos anos: o empreendedorismo no mercado financeiro

Para se ter uma ideia do crescimento desse setor, a profissão de bancário autônomo, que ganhou força em 2019 com a Franq, uma das pioneiras da área, já soma mais de dez mil profissionais.

Essa carreira vem sendo a nova escolha de muitos profissionais do universo financeiro tradicional. Isso porque, ao seguir essa nova jornada, o autônomo encontra mais liberdade para desempenhar seu trabalho no horário em que desejar e do lugar em que estiver.

Além disso, o Personal Banker também escolhe com mais convicção quais produtos financeiros oferecer aos seus clientes, aumentando as suas possibilidades de negócios. 

– Você também pode se interessar por: Empreender no mercado financeiro: ascensão da carreira como bancário autônomo

Independência financeira bancário autônomo

Desafios pessoais e profissionais enfrentados pelo bancário autônomo

Apesar de toda a liberdade desta nova carreira profissional, seguir a jornada de bancário autônomo em busca da sua independência financeira também traz alguns desafios. 

Porém, esses desafios podem ajudar a impulsionar de vez a carreira dos autônomos. E você logo vai entender o motivo disso.

Mas, antes, confira quais são alguns dos principais desafios pessoais e profissionais que merecem destaque nessa trajetória:

  • Alta competitividade do mercado;
  • Necessidade constante de atualização profissional;
  • Dependência de um salário mensal fixo pré-estipulado

Encarando os desafios como oportunidades de crescimento

À primeira vista, esses desafios podem parecer intimidadores. Entretanto, percebe que esses, que são os três maiores desafios enfrentados pelo bancário autônomo, também são grandes estimulantes para o sucesso

Vamos explicar para você os motivos:

Afinal, a alta competitividade não deve desanimar o profissional, muito pelo contrário! O ideal é que o mercado competitivo jogue as expectativas cada vez mais para o alto, garantindo que façam sucesso no mercado os profissionais realmente bons. E, para isso, é preciso que o bancário autônomo esteja sempre atento às novidades do setor. 

Já a dependência de um salário mensal fixo pré-estipulado também pode ser encarada como uma oportunidade positiva. Pois veja bem: a renda não será sempre a mesma, pois poderá estar em crescimento!

Isso porque os ganhos como Personal Banker são ilimitados. Isso mesmo. O profissional recebe comissão por negócio fechado. Ou seja, o volume de comissionamento depende do quanto o bancário se dedica para atrair e orientar os seus clientes da melhor maneira possível.

– Você pode se interessar por: Quanto ganha um Bancário Autônomo?

Restrições no desenvolvimento profissional

Outro ponto importante é que a falta de independência financeira pode impactar diretamente na restrição do crescimento profissional. 

Isso porque, mesmo que de forma não culposa, o trabalho tradicional pode limitar oportunidades de investimento em formação e em novos negócios. Assim sendo, pode deixar o profissional autônomo sem outras opções de crescimento.

Por outro lado, na Franq, o Personal Banker tem a sua disposição uma loja digital com mais de 150 produtos financeiros disponíveis e fintechs parceiros prontos para ajudar os mais diversos tipos de clientes. Entre as opções de soluções disponíveis na loja digital estão:

  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Financiamentos;
  • Investimentos;
  • Empréstimos.

Com todas essas possibilidades em mãos, o bancário autônomo tem mais chances de se desenvolver profissionalmente. Ao mesmo tempo, ele pode oferecer soluções personalizadas, que têm impacto direto na transformação de sonhos em realidade e/ou na resolução de problemas dos seus clientes. 

O resultado? Clientes mais satisfeitos e profissionais mais realizados.

Um caminho para alcançar independência financeira no setor bancário

Para quem está em busca de empreender com sucesso no setor financeiro e conquistar a independência, uma boa forma de começar a trilhar essa jornada é conhecendo grandes parceiras para o sucesso. A Franq, por exemplo, pode desempenhar esse papel com maestria na trajetória dos profissionais.

– Confira: O que é um Bancário Autônomo da Franq?

Dentre suas diversas práticas voltadas para o setor, a Franq ajuda os bancários autônomos a alcançar independência financeira. Isso porque ela possibilita aos bancários autônomos empreenderem e maximizarem seus ganhos através de uma ampla gama de produtos financeiros.

Usando uma plataforma online, o bancário autônomo tem acesso a soluções bancárias de mais de 50 instituições financeiras parceiras. Além disso, pode oferecer o poder de escolha aos clientes, que ficam livres para comparar as opções disponíveis na plataforma.

Para se ter uma ideia, a Franq é, hoje, a maior plataforma de bancários autônomos do país e conta com mais de 10 mil Personal Bankers. Ou seja, mais de 10 mil profissionais que estão em busca de vencer desafios, conquistar a liberdade e a independência financeira.

Seja você também um bancário autônomo de sucesso!

Quer saber mais sobre como conquistar a independência financeira sendo um bancário autônomo? Então acesse gratuitamente o nosso Guia do Bancário Autônomo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Baixe o material e confira: 

  • O que é e quem pode ser bancário autônomo;
  • Principais benefícios de ser bancário autônomo;
  • Como é ser um Personal Banker da Franq.

 

Clique aqui e aproveite essa oportunidade!