Skip to main content

O mercado financeiro é conhecido por ser dinâmico e competitivo, ou seja, conhecer as principais tendências do setor é essencial para os bancários autônomos que buscam construir uma carreira de sucesso, aumentar a sua carteira de clientes e, é claro, maximizar os seus ganhos. 

Para isso, é importante que os profissionais mantenham-se sempre atualizados no que há de novo no mercado e, mais do que isso, saibam como adaptar-se às novas demandas e oportunidades que surgem. Acompanhe! 

– Veja também: Quatro ferramentas para uso no dia a dia do bancário autônomo

Tendências do mercado financeiro

Algumas das principais novidades do mercado financeiro que precisam estar na lista de conhecimentos dos bancários autônomos são: 

Digitalização e fintechs

A digitalização do setor financeiro e o surgimento das fintechs, empresas de tecnologia especializadas no mercado financeiro, estão revolucionando a forma como as transações são realizadas e os serviços são oferecidos. 

Por exemplo, aplicativos de pagamento como o PayPal e o Venmo facilitam transferências de dinheiro instantâneas, enquanto plataformas como a Franq permitem que bancários autônomos ofereçam um atendimento personalizado e exclusivo aos clientes, garantindo melhor experiência dos usuários. 

Além disso, na Franq, o profissional tem a sua disposição uma loja digital com mais de 150 produtos financeiros e instituições financeiras parceiras prontas para atender os mais diversos tipos de clientes. Entre as opções de soluções disponíveis na loja digital estão:

  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Financiamentos;
  • Investimentos;
  • Empréstimos.

Com todas essas possibilidades em mãos, o bancário autônomo tem mais chances de se destacar no mercado e conquistar de vez os seus clientes.

Personalização e experiência do cliente

As empresas financeiras estão cada vez mais focadas na personalização de produtos e serviços para atender às necessidades específicas dos clientes. Por exemplo, bancos estão usando análises avançadas de dados para oferecer soluções personalizadas de empréstimos e cartões de crédito com taxas e benefícios adaptados às preferências individuais dos clientes.

Seguindo esse mesmo pensamento, na Franq, os bancários autônomos também têm tudo o que precisam para oferecer essa experiência individualizada ao cliente. 

Utilizando nossa plataforma, além de ter acesso a todo o nosso portfólio de serviços e produtos, o bancário poderá contar com o Gerente de Sucesso e as Mesas de Negócios, que estão prontas para auxiliá-lo em todas as operações. 

– Complemente a leitura com: 5 características essenciais para se tornar um bancário autônomo de sucesso

Tendências do mercado financeiro bancário autônomo

Adaptação de estratégias e modelos de negócio

Para os bancários autônomos se adaptarem às novas tendências do mercado financeiro e garantirem sua relevância e sucesso, é essencial adotar estratégias práticas que abordem a atualização de habilidades, a incorporação de tecnologias financeiras e a revisão dos modelos de negócio. Aqui estão algumas sugestões para esse fim:

Atualização e reciclagem de habilidades

Para acompanhar as novidades do mercado financeiro, é muito importante que os bancários autônomos participem de cursos, workshops, seminários e treinamentos regulares sobre as últimas tendências e tecnologias do setor. Mais do que isso, é essencial que esse seja um hábito contínuo. Afinal, como já falamos, o universo financeiro é dinâmico e competitivo, exigindo o aprendizado contínuo.

Para auxiliar em todo esse desenvolvimento, o bancário pode contar com o suporte da Franq, por exemplo, que disponibiliza a Franq Educação, uma plataforma de ensino exclusiva em que o bancário pode aprender tudo sobre os produtos disponíveis e aprofundar-se neles.

Incorporação de tecnologias financeiras

Um exemplo de tecnologia financeira que pode ser utilizado pelo autônomo é o beFranq, a plataforma digital desenvolvida pela Franq que permite vender produtos e serviços bancários, acompanhar as operações e conferir em tempo real o comissionamento de cada negócio fechado

Ainda, com o beFranq, o profissional tem, em uma só plataforma, que pode ser acessada durante 24 horas por dia, tudo o que precisa para desempenhar seu trabalho de forma eficiente.

Além de oferecer acesso a mais de 150 soluções bancárias e mais de 50 instituições financeiras parceiras, com a Franq o bancário se destaca da concorrência ao mesmo tempo em que fornece mais poder de escolha aos clientes, que podem tomar decisões mais estratégicas e confiar com mais afinco no seu Personal Banker. 

– Você pode se interessar por: Empreender no mercado financeiro: ascensão da carreira como bancário autônomo

Ênfase no relacionamento e na experiência do cliente

Uma das tendências mais importantes do mercado financeiro está relacionada com a ênfase na experiência e relacionamento com o cliente. Isso porque é essencial que o bancário autônomo priorize a personalização do atendimento, oferecendo soluções financeiras adaptadas às necessidades individuais e preferências dos clientes.

Para isso, o profissional deve buscar sempre fazer uma escuta ativa, atenta aos detalhes de cada cliente, assim como pesquisar sobre quem vai atender antes de oferecer as soluções disponíveis no seu portfólio. Outras sugestões importantes para o bancário autônomo fortalecer esse vínculo de confiança com o cliente são:

  • Investir em plataformas tecnológicas que o ajudem a oferecer produtos e serviços cada vez mais qualificados, como a Franq, por exemplo. Afinal, isso mostra que o profissional está investindo na sua carreira e busca sempre surpreender e trazer o que há de melhor em tendências financeiras ao seu cliente; 
  • Solicitar feedback regular dos clientes, ajustando os serviços com base nas suas necessidades e sugestões.

É hora de acompanhar as tendências do mercado financeiro e ser um bancário autônomo de sucesso! 

Com todas as dicas que trouxemos neste artigo, você com certeza está mais preparado para deslanchar a sua carreira como bancário autônomo (ou Personal Banker) e acompanhar as principais tendências do mercado financeiro.

Aproveite para aprofundar ainda mais o seu conhecimento na área e melhorar de forma contínua os seus recursos para superar as expectativas dos seus clientes. E conte com a nossa ajuda nessa missão!

Acesse gratuitamente o nosso Guia do Bancário Autônomo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Baixe o material e confira: 

  • O que é e quem pode ser bancário autônomo;
  • Principais benefícios de ser bancário autônomo;
  • Como é ser um Personal Banker da Franq.

Clique aqui e aproveite essa oportunidade!