Skip to main content

Trilhar uma carreira independente no setor financeiro fora do ambiente bancário tradicional é uma jornada desafiadora, mas pode ser ainda mais recompensadora. A profissão de bancário autônomo, que proporciona mais liberdade e qualidade de vida, já atraiu mais de 10 mil profissionais e é a nova tendência do mercado.

Ainda hoje, há uma visão negativa e ultrapassada sobre as profissões autônomas, por acreditar que é sinônimo de instabilidade e falta de benefícios tradicionalmente associados ao emprego formal. Além disso, muitas pessoas têm receio de abandonar a comodidade da carteira assinada.

Entretanto, a realidade do bancário autônomo é outra e, sem dúvidas, mais positiva. Através de plataformas digitais como a Franq, o profissional possui em mãos uma estrutura tecnológica completa, recebe comissões ilimitadas e conta com o suporte de um time de especialistas prontos para oferecer apoio e facilitar a sua jornada no setor financeiro.

A seguir, apresentamos insights valiosos para você que deseja se tornar referência no mercado financeiro e trilhar uma jornada de sucesso como bancário autônomo. Confira o conteúdo:

– Veja também: Flexibilidade do bancário autônomo, uma rotina de trabalho diferenciada

Valorize a sua profissão:

Os Personal Bankers, que é como a Franq denomina os bancários autônomos, devem possuir pelo menos cinco anos de experiência, ou seja, são profissionais que conhecem profundamente o sistema financeiro.

O bancário deve ter em mente que o seu conhecimento é muito importante e valioso para os clientes. As pessoas confiam as finanças delas, um dos aspectos mais importantes da vida, nas suas mãos.

Como Personal Banker, além de contar a experiência necessária para ajudar a resolver os problemas dos seus clientes, você tem acesso a um portfólio de produtos e serviços financeiros que atendem a diferentes necessidades. Você pode apresentar soluções diferenciadas para melhorar a saúde financeira deles e gerar ainda mais valor para a sua atuação.

Comece com a sua rede de contatos mais próxima

Uma das principais objeções dos bancários que desejam empreender no mercado financeiro é o medo de prospectar clientes e se posicionar no mercado. O segredo para driblar esse receio é comunicar a sua rede de contatos mais próxima.

Os seus familiares devem saber da sua nova profissão. Não tenha medo de interromper o almoço de domingo para contar essa novidade e apresentar os benefícios que você oferece como bancário autônomo – o seu primeiro cliente pode estar sentado ao seu lado na mesa.

Após compartilhar com a família, o próximo passo é marcar um café com os amigos para atualizá-los sobre o seu novo status profissional. Explique como funciona a profissão de bancário autônomo e os produtos com os quais você tem a possibilidade de atuar através de uma plataforma digital.

Além dos contatos próximos, você pode e deve manter contato com a sua carteira de ex-clientes do banco, afinal, são pessoas que já o conhecem e confiam no seu trabalho, mas agora você pode dedicar maior atenção a elas e oferecer ainda mais vantagens por meio de um portfólio amplo.

Bancário autônomo mercado financeiro

Alimente a sua carteira de clientes

Certamente, você já ouviu o ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”. Como bancário autônomo, esse princípio é muito relevante e o relacionamento com o cliente é o seu maior diferencial. É fundamental que você mantenha contato com a sua carteira de clientes.

Reserve um período da sua agenda para se dedicar ao relacionamento com a sua lista de contatos. Faça ligações e planeje visitas para se manter cada vez mais próximo. Lembre do seu cliente em diferentes oportunidades, seja quando você souber de uma campanha de descontos ou até mesmo no aniversário dele.

Outra dica importante é manter o seu cliente informado sobre as novidades do mercado financeiro, principalmente aquelas que podem impactar a vida dele. Fique atento às taxas de juros, período de declaração de Imposto de Renda, entre outros. Ao enviar esse tipo de informação você aumentará a sua relevância na vida do cliente.

Quanto mais próximo você ficar do seu cliente, maior será a confiança que ele depositará em você. Por consequência, o seu nome será facilmente lembrado nos momentos de necessidade.

– Você também pode se interessar por: Conquistando a independência financeira como bancário autônomo

Mantenha a sua reputação de bancário

Você, melhor do que ninguém, sabe que a profissão de bancário é muito respeitada por toda a sociedade. O profissional independente deve manter a sua reputação e aproveitar o respeito dos seus clientes para garantir mais oportunidades.

Lembre-se sempre que você não precisa estar no banco para ser bancário. As plataformas digitais, como a Franq, conecta você às principais instituições financeiras. Como autônomo você continuará oferecendo produtos e serviços, tanto dos bancos tradicionais, quanto das fintechs mais desejadas. 

Independentemente do produto ou instituição, a sua ética e a responsabilidade com os dados do seu cliente são os aspectos mais importantes que farão parte da confiança no seu trabalho. O seu cliente confia em você e essa confiança deve ser valorizada.

Foco e disciplina como bancário autônomo

Os bancários independentes têm liberdade para definir metas, horários e local de trabalho, mas devem manter o foco e a disciplina para garantir o verdadeiro sucesso. 

Além da estrutura tecnológica oferecida pelas plataformas online, o bancário autônomo conta com o auxílio de profissionais especialistas para definir estratégias e lidar com questões burocráticas.

A Franq é a maior plataforma de bancários autônomos do país. A empresa oferece tecnologia de ponta que permite o Personal Banker oferecer produtos e acompanhar operações 100% online. Os Gerentes de Sucesso da Franq são especialistas no mercado financeiro dedicados aos bancários autônomos. As Mesas de Negócios ficam responsáveis por cuidar do andamento das operações.

Dessa forma, ao contar com toda a estrutura responsável por tocar as operações, o bancário pode manter o seu foco e a disciplina para se dedicar ao que é mais importante, o relacionamento com os clientes.

Conclusão

A chave para trilhar uma jornada de sucesso como bancário autônomo reside na capacidade de inovar, no desenvolvimento contínuo de conhecimento técnico e na construção de uma rede de contatos robusta. Com o apoio de plataformas como a Franq, profissionais do setor financeiro têm à disposição recursos valiosos para maximizar seu potencial e alcançar novos patamares em suas carreiras. Este é o momento de explorar novos horizontes, reinventar-se e fazer parte da próxima geração de líderes no setor financeiro.

Acesse o melhor do mercado financeiro

Agora que você já sabe os principais passos para trilhar a sua própria jornada no mercado financeiro, quer entender como se tornar Personal Banker? Clique aqui e confira gratuitamente o nosso e-book “Acesse o melhor do mercado financeiro”.

Confira neste material:

  • Como funciona o seu comissionamento;
  • Os produtos disponíveis para os seus clientes;
  • A sua loja digital e aplicativo exclusivo.

Baixe o conteúdo e esclareça todas as suas dúvidas!

Leia mais artigos da Franq: