Skip to main content

Uma tendência fica cada vez mais forte entre os bancários nos últimos anos: o empreendedorismo no mercado financeiro. A implementação de tecnologia no sistema financeiro trouxe novidades para quem trabalha no setor e foi a propulsora para a criação de novos modelos de atuação, como por exemplo, a profissão de Personal Banker – o bancário autônomo.

Até pouco tempo atrás, era impossível imaginar um bancário comercializar produtos e serviços financeiros sem estar diretamente atrelado a um banco. Em 2019, a Franq, empresa de tecnologia catarinense, com sede em Florianópolis, mudou essa realidade ao lançar a profissão de Personal Banker. Através de uma plataforma online, o bancário autônomo tem acesso a mais de 150 soluções bancárias, de mais de 50 instituições financeiras parceiras e pode oferecer poder de escolha aos clientes, que podem comparar as opções disponíveis na plataforma.

A criação de uma nova profissão no setor bancário foi importante para absorver a disponibilidade de profissionais no mercado. O período entre 2012 e 2022 registrou redução de 75 mil postos de trabalho nos cinco principais bancos do país (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco). Além disso, as instituições financeiras também reduziram em 20% o número de agências bancárias, de acordo com dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

O novo modelo de atuação proporciona mais vantagens que o tradicional. O profissional autônomo que decidiu empreender no mercado financeiro possui maior liberdade para atuar no horário em que desejar, em qualquer lugar do país e escolher quais produtos financeiros vender. 

A Franq é a maior plataforma de bancários autônomos do país e conta com mais de 10 mil Personal Bankers. Entretanto, o Brasil tem cerca de 1.500 empresas de tecnologia inovando no mercado financeiro, que atuam em diferentes áreas do setor e contribuem para a democratização dos serviços bancários e a educação financeira.

Bancário autônomo

Eduardo Fumaco, Personal Banker da Franq.

Oportunidades para bancários autônomos

A inovação em produtos financeiros e a criação de plataformas digitais também surgiu para atender a demanda daqueles clientes que estão cansados de ficar aguardando por atendimento nas agências bancárias. Agora, em poucos cliques e na palma da mão é possível encontrar atendimento personalizado e escolher a melhor opção entre uma gama diversificada de soluções disponíveis para atender às suas reais necessidades. É uma terra fértil de oportunidades para os bancários autônomos que possuem todas as ferramentas em mãos para garantir a melhor experiência aos seus clientes.

Como Personal Banker, o bancário autônomo oferece muitos benefícios aos clientes:

  • Poder de escolha: mais de 150 produtos financeiros de mais de 50 instituições parceiras;
  • Atendimento personalizado, focado nas reais necessidades do cliente;
  • Atendimento online, no conforto de casa;
  • Possibilidade de simular financiamentos e empréstimos em poucos minutos;

Por outro lado, ao empreender no mercado financeiro o bancário autônomo conta com diversas vantagens:

  • Comissões ilimitadas: você comissiona por negócio fechado;
  • Autonomia para atuar com os produtos e clientes que preferir;
  • Liberdade para trabalhar em qualquer lugar do país e fazer o próprio horário;
  • Plataforma tecnológica com ferramentas que garantem maior independência e agilidade nas operações
  • Defina as próprias metas;
  • Suporte de um Gerente de Sucesso exclusivo para ajudar nas suas operações;
  • Mesas de Negócios: os especialistas cuidam da parte burocrática das operações e você foca no relacionamento com seus clientes.

Primeiros passos para se tornar um bancário autônomo

Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: como empreender no mercado financeiro e se tornar um bancário autônomo para aproveitar as vantagens que essa nova tendência de atuação oferece?

Para ser Personal Banker é necessário atender a apenas um pré-requisito: ter pelo menos cinco anos de experiência em agências bancárias ou cooperativas de crédito. As certificações financeiras contribuem para a maior credibilidade, mas não são necessárias para esta atuação, como são para um Correspondente Bancário, por exemplo.

O perfil empreendedor também é importante para ser bancário autônomo, afinal, você não será mais subordinado a nenhum chefe e vai ter autonomia para definir a sua rotina de trabalho, gerenciar sua carteira de clientes e determinar as próprias metas de ganho.

Guia completo do bancário autônomo

Quer entender ainda mais sobre a profissão de bancário autônomo e as vantagens dessa carreira promissora que está revolucionando o mercado financeiro?

Clique aqui para baixar o Guia completo do bancário autônomo!

Você vai conferir:

  • O que é e quem pode ser bancário autônomo;
  • Principais benefícios de ser bancário autônomo;
  • Como é ser um Personal Banker da Franq.

Faça o download agora mesmo, entenda mais sobre a nova tendência do setor bancário e dê o próximo passo para uma carreira de sucesso!