Skip to main content

Saber quais são as principais características do bancário autônomo é muito importante para os profissionais que estão em busca de se destacar e prosperar em um setor em constante evolução, que conta com cada vez mais interessados. 

Aliás, já são mais de 10 mil bancários que se tornaram autônomos com a Franq e encontraram nessa carreira a oportunidade para empreender no setor financeiro e conquistar mais autonomia, flexibilidade e a possibilidade de trabalhar com diversos produtos bancários de forma estratégica.  

Mas como obter sucesso nessa carreira? 

Pois bem, é importante contar com as ferramentas certas e, também, desenvolver as habilidades e características que vão ajudar nessa missão.

Então, pensando em oferecer insights valiosos para bancários que buscam aprimorar suas competências ou estão considerando uma transição na carreira, preparamos esse conteúdo. Acompanhe!

– Veja também: Quatro ferramentas para uso no dia a dia do bancário autônomo

Autonomia financeira

A autonomia financeira é um pilar essencial para desenvolver a carreira como bancário autônomo. Isso porque a autonomia financeira permite que o Personal Banker molde sua rotina de trabalho conforme suas preferências e necessidades, proporcionando um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento. 

Mas afinal, como conquistá-la? Para isso, é possível investir em estratégias eficientes, como: 

  • Estabelecer metas claras e realistas;
  • Criar um orçamento detalhado para maximizar ganhos;
  • Diversificar fontes de renda oferecendo produtos e serviços variados aos clientes;
  • Investir em aprendizado e desenvolvimento profissional constante para se manter atualizado com as tendências do mercado;
  • Construir uma rede sólida de contatos também é fundamental para expandir as oportunidades de negócios e garantir um fluxo estável de clientes;
  • Contar com ferramentas tecnológicas que foram criadas especialmente para tornar a rotina de bancário autônomo mais eficiente, como a Franq, que oferece acesso a mais de 150 soluções bancárias e mais de 50 instituições financeiras parceiras. Com ela, o bancário se destaca da concorrência ao mesmo tempo em que fornece mais poder de escolha aos clientes, que podem tomar decisões mais estratégicas e confiar com mais afinco no seu Personal Banker.

Ao equilibrar esses elementos, é possível alcançar a autonomia financeira como bancário autônomo e obter sucesso na carreira.

Inovação no mercado financeiro

O mercado financeiro, assim como diversos outros setores, estão passando por uma constante inovação. Por isso, é essencial que, dentre as características do bancário autônomo, esteja a vontade de acompanhar todas essas tendências e inovações

Dessa forma, ao abraçar a inovação, o profissional pode adotar novas tecnologias para melhorar a eficiência operacional e criar estratégias mais eficazes para atrair e reter clientes. 

Um exemplo de inovação que pode ser utilizado pelo autônomo é a plataforma digital beFranq, onde é possível vender produtos e serviços bancários, acompanhar as operações e conferir o comissionamento de cada negócio fechado. Além disso, com o beFranq, o profissional tem, em uma só ferramenta, tudo o que precisa para desempenhar seu trabalho de forma eficiente.

Além disso, seguindo a tendência da inovação, o beFranq está disponível tanto em versão web, ideal para quem prefere trabalhar com notebook ou computador, quanto em versão mobile como aplicativo de celular, ideal para profissionais que gostam de ter tudo na palma da mão.

Vale reforçar também que dentro do beFranq o bancário tem acesso ao Simulador de Comissões, local em que pode simular os ganhos de todos os produtos disponíveis na loja digital. Inclusive, a ferramenta ajuda o autônomo a definir as próprias metas e objetivos. Uma tecnologia e tanto, não é mesmo?

– Complemente a leitura com: Empreender no mercado financeiro: ascensão da carreira como bancário autônomo

Bancário autônomo

5 características do bancário autônomo fundamentais para o sucesso

Agora que você já sabe mais sobre a importância a autonomia financeira e da inovação para seguir a carreira de Personal Banker, é hora de conferir  características essenciais para obter sucesso nessa trajetória: 

01. Conhecimento técnico e especializado em produtos e serviços financeiros 

Para se tornar um bancário autônomo de sucesso é importante ter experiência na área

Assim sendo, o bancário, com no mínimo cinco anos de experiência, está no momento ideal para se tornar um Personal Banker. Isso porque, ao seguir essa nova jornada, ele poderá ofertar os produtos com os quais já sabe trabalhar, para os clientes que já confiam em toda sua expertise.

Além disso, também é essencial estudar sobre os produtos e serviços financeiros. Ou seja, ter um conhecimento técnico aprimorado sobre essas questões. 

E a própria Franq vai auxiliar o profissional nessa tarefa! Isso mesmo. 

Ainda que o bancário autônomo não tenha o entendimento aprimorado em relação a um determinado produto financeiro, ele contará com o Gerente de Sucesso e as Mesas de Negócios, que estão prontas para auxiliá-lo em todas as operações.  

A plataforma também disponibiliza a Franq Educação, funcionalidade em que o bancário pode aprender sobre os produtos disponíveis no portfólio e aprofundar-se neles. 

Outro fator importante para ser um Personal Banker é conhecer as principais ferramentas de capacitação e qualificação de profissionais no sistema financeiro brasileiro. Inclusive, para saber mais sobre esse assunto, acesse: Certificações Financeiras: quais são as mais importantes?

02. Excelente habilidade de comunicação e relacionamento com clientes

Saber como se comunicar e se relacionar com os clientes é uma característica de extrema importância para bancários autônomos. Afinal, somente com uma comunicação clara, empática e eficaz, os profissionais poderão entender as necessidades específicas de cada cliente

Inclusive, é a partir desse entendimento que o Personal Banker pode oferecer soluções personalizadas, que melhoram a vida do cliente e, consequentemente, ajudam a construir relacionamentos sólidos e duradouros entre ambas as partes.

Além disso, a habilidade de comunicação e relacionamento pode resultar em recomendações positivas e referências, expandindo a base de clientes e aumentando as oportunidades de negócios em um mercado altamente competitivo.

03. Habilidade de vendas para persuadir e conquistar clientes

Dominar técnicas persuasivas de vendas permite que os bancários autônomos destaquem os benefícios e soluções que oferecem para as necessidades individuais dos clientes, mostrando o valor – e não o preço, – em cada uma das soluções.

Essa habilidade é importante para mostrar que o profissional escuta o que o cliente tem a ouvir e, a partir disso, consegue desenvolver o seu discurso de forma personalizada e irresistível ao cliente, conquistando-o.

04. Capacidade analítica, proatividade e autonomia para tomada de decisões financeiras estratégicas

É importante que os bancários autônomos saibam como interpretar tendências de mercado para oferecer produtos e serviços que ajudem o cliente a tomar a sua melhor decisão. Tudo isso, é claro, junto com a mesa de negócios da Franq, que oferece todo o suporte necessário para alcançar melhores resultados. 

Além disso, é sempre importante reforçar que os bancários autônomos são responsáveis por sua própria gestão e sucesso. Por isso, é muito importante que esses profissionais tenham a iniciativa para identificar oportunidades de negócios, estabelecer metas claras e criar planos de ação para alcançá-las.

Para completar, a autonomia permite que adaptem rapidamente suas estratégias conforme necessário, respondendo de forma ágil às mudanças no ambiente econômico e às necessidades dos clientes. 

Então, ao serem analíticos, proativos e autônomos em suas abordagens, os bancários têm mais chances de construir uma carreira sólida e bem-sucedida no setor financeiro.

– Você também pode se interessar por: Planejamento Empresarial: como criar uma estratégia sendo Bancário Autônomo

05. Habilidades em tecnologia financeira

Compreender e dominar as ferramentas e plataformas tecnológicas permite que os bancários otimizem processos, ofereçam serviços mais eficientes e personalizados aos clientes e se mantenham competitivos em um mercado em constante evolução. 

Por isso, é importante manter-se sempre atualizado no que há de mais novo e relevante no setor, garantindo que o conhecimento na área esteja em dia e pronto para surpreender os seus clientes

Acompanhamento qualificado com a Franq

A Franq é a maior aliada para auxiliar a colocar em prática todas essas estratégias e características do bancário autônomo de sucesso

Isso porque o suporte e os recursos da plataforma foram criados especialmente para ajudar no desenvolvimento e sucesso do profissional da área

Assim, com profissionais capacitados e que contam com uma tecnologia de ponta em suas mãos, os clientes também sentem-se mais seguros para confiar nos Personal Bankers, criando uma relação sólida e positiva para todos os envolvidos. 

Agora que você conhece as características do bancário autônomo de sucesso, é hora de decolar sua carreira! 

E então, quer entender mais sobre a profissão de bancário autônomo e as vantagens dessa carreira que está revolucionando o mercado financeiro? Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso guia sobre o tema! 

Confira:

  • A remuneração como bancário independente;
  • As vantagens de ser um bancário autônomo;
  • O que você precisa para ser um Personal Banker, e muito mais!

Baixe o material e dê o próximo passo para uma carreira de sucesso!