Skip to main content

Vender produtos e serviços financeiros das principais instituições bancárias do país e receber comissões ilimitadas, essa é a realidade da nova profissão de bancário autônomo. A oportunidade de empreender no setor financeiro já mudou a vida de mais de 10 mil bancários, que agora são Personal Bankers e podem atuar com mais autonomia e liberdade. Além disso, a nova tendência no setor está democratizando o acesso a produtos e serviços financeiros para um maior número de clientes, com atendimento personalizado e focado nas suas reais necessidades.

Neste guia completo, vamos explicar os detalhes sobre a nova profissão de bancário autônomo e como é possível garantir mais independência para atuar no mercado financeiro. Você também vai descobrir os requisitos para se tornar um Personal Banker e como ganhar dinheiro com esse modelo de atuação profissional. Continue a leitura:

O que é um bancário autônomo?

É a profissão do futuro no mercado financeiro. O bancário autônomo atua na oferta de produtos financeiros mas, diferentemente de um bancário comum, possui a vantagem de trabalhar com serviços de diversas instituições financeiras e receber comissões ilimitadas por suas vendas.

O bancário autônomo que decidiu empreender no mercado financeiro não precisa mais ficar ligado a apenas um banco. Por meio de plataformas digitais, como a Franq, que foi a criadora da profissão de bancário autônomo no Brasil, o profissional pode ter acesso às principais instituições financeiras do país, como Bradesco, Itaú, Santander, entre outros (são mais de 50 no total), e oferecer diversos produtos e serviços, como empréstimos, financiamentos, consórcios e muito mais.

O principal diferencial do bancário autônomo é ter a oportunidade de oferecer atendimento personalizado aos seus clientes, através de um portfólio completo capaz de atender aos seus reais interesses.

Bancário Autônomo

Quais os pré-requisitos para ser um bancário autônomo?

Atuar com produtos e serviços bancários requer conhecimento sobre o sistema financeiro. Por isso, o profissional que deseja empreender no mercado financeiro precisa ter experiência de no mínimo cinco anos em uma instituição bancária ou cooperativa de crédito. Esse é o principal requisito para ser um bancário autônomo da Franq, garantindo que possuam a competência e o conhecimento necessário para atuar com eficácia e segurança no mercado financeiro.

Em relação às certificações financeiras, apesar de não serem obrigatórias, desempenham um papel significativo no fortalecimento da confiança e da autoridade do bancário autônomo no mercado. A obtenção dessas certificações é vista como um diferencial que pode ampliar as oportunidades, reforçar a credibilidade perante clientes e parceiros, e demonstrar um compromisso com a excelência e a atualização contínua no campo financeiro.

Além disso, para ter mais sucesso como bancário autônomo, é interessante que você possua alguns diferenciais:

  • Ter uma carteira de clientes, para retomar os contatos;
  • Ter senso de organização: atuar com autonomia e responsabilidade, potencializando eventuais vendas e, consequentemente, aumento do seu rendimento;
  • Maturidade digital: saber usar as redes digitais e gerar conteúdos com foco na curadoria financeira, nos produtos e nos serviços disponíveis em nossa plataforma.

Como o bancário autônomo ganha dinheiro?

O bancário autônomo recebe por negócio fechado, sem limite para comissões. Isso significa que, ao adotar esse novo modelo de atuação é possível receber mais do que um salário fixo mensal como bancário convencional, por exemplo.

É importante ressaltar que o bancário autônomo não possui vínculo com nenhuma instituição financeira, ou seja, tem a liberdade de buscar as soluções mais adequadas e vantajosas para os clientes, personalizando o atendimento conforme as demandas individuais. A diversidade e a qualidade das opções de produtos financeiros disponíveis são fatores cruciais para aumentar as possibilidades de lucros.

Quanto ganha um bancário autônomo?

Como já falamos, o bancário autônomo não possui limite de comissões e recebe pelo sucesso de cada operação. Os rendimentos derivam diretamente do esforço e do tempo investido pelo bancário em atrair e assessorar seus clientes. Muitos profissionais autônomos conseguem ultrapassar a marca de R$ 50 mil mensais em comissões, evidenciando o alto potencial de ganho na profissão.

Especificamente na Franq, o Personal Banker tem à sua disposição uma loja digital com mais de 150 produtos financeiros graças a parcerias de sucesso estabelecidas com mais de 50 instituições financeiras. Essa variedade é um terreno fértil para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes, com produtos que incluem:

  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Financiamentos;
  • Investimentos;
  • Empréstimos.

E o melhor de tudo, é que o cliente não arca com custos adicionais pelo aconselhamento e suporte oferecidos, enquanto o bancário é recompensado por sua expertise e dedicação por meio das comissões recebidas.

– Você também pode se interessar por: Flexibilidade do bancário autônomo, uma rotina de trabalho diferenciada

5 vantagens de atuar como bancário autônomo

Autonomia: é você quem vai decidir os produtos e serviços que deseja trabalhar e com quais perfis de clientes deseja atender. O bancário autônomo tem a oportunidade de se especializar nas áreas em que possui mais interesse para conquistar a sua realização profissional.

Flexibilidade: ao empreender no mercado financeiro você será o seu próprio gestor e poderá definir os horários em que deseja trabalhar. O bancário autônomo ainda conta com a possibilidade de atuar em qualquer lugar do Brasil, desde que tenha conexão com a internet, ou seja, é possível conhecer novos lugares e continuar trabalhando.

Qualidade de vida: com mais autonomia e flexibilidade, agora é possível conciliar a profissão com outras atividades importantes para maior qualidade de vida. 

Acesso às principais instituições financeiras: você é autônomo, mas não está sozinho. Na verdade, como bancário autônomo, você possui ainda mais parceiros que vão aumentar as suas possibilidades de ganhos.

Sem metas e ganhos ilimitados: o bancário autônomo tem o poder de definir as próprias metas, de acordo com o padrão de vida que deseja alcançar. As comissões são ilimitadas e por isso essa profissão é indicada para todos os perfis de bancários.

Como os clientes são beneficiados por um bancário autônomo?

O maior benefício de quem conta com um bancário autônomo é receber atendimento personalizado, de um verdadeiro especialista no setor financeiro, capaz de identificar e recomendar as opções de serviços mais adequadas às necessidades individuais do cliente. Tudo isso em uma plataforma online, sem precisar sair de casa e sem qualquer custo adicional para receber atendimento qualificado.

Diferentemente dos bancários tradicionais, que muitas vezes estão vinculados aos interesses e objetivos de um banco específico, um bancário autônomo opera de maneira independente. Isso o permite construir um relacionamento mais sólido e próximo com seus clientes, e indicar somente produtos que são verdadeiramente necessários.

Além disso, por meio desse profissional, o cliente tem acesso a propostas de vários parceiros, garantindo maior poder de escolha na hora de contratar um serviço financeiro. Com isso, o consumidor tem mais liberdade para escolher a opção que faz mais sentido com o seu orçamento e evitar possíveis endividamentos.

O que é um Personal Banker, o bancário autônomo da Franq?

O Personal Banker é o bancário autônomo da Franq, a fintech catarinense que criou essa profissão no Brasil, no ano de 2019. Através do beFranq, uma plataforma com alta tecnologia, o profissional acessa mais de 150 produtos e serviços das 50 principais instituições financeiras do país.

Dentro do beFranq, o Personal Banker conta com diversas ferramentas inovadoras que facilitam a sua rotina de trabalho e garantem maior independência. Em poucos cliques, o bancário autônomo da Franq consegue acompanhar suas operações em tempo real e simular novos negócios, entre outras funcionalidades.

Cada Personal Banker é apoiado por um Gerente de Sucesso exclusivo, um especialista da Franq focado em contribuir com o bancário no sucesso das suas operações e a definir estratégias para aumentar os ganhos. Além disso, as Mesas de Negócios são as responsáveis por cuidar da parte burocrática das operações, enquanto os bancários focam na prospecção de negócios.

Bancário autônomo

Natália Baumhardt, Personal Banker da Franq há 3 anos.

Perguntas frequentes

Porque é preciso ter experiência em um banco ou cooperativa?

Como os bancários autônomos realizam um trabalho de curadoria financeira aos seus clientes, acreditamos que é importante que este profissional tenha experiência como bancário e uma certa expertise no mercado, para sugerir os melhores produtos e serviços financeiros.

Além disso, a Franq nasceu com um propósito de ser uma opção para bancários que saíram do banco. Ou seja, ajudar este profissional a seguir atuando naquilo em que ele é especialista, em um mercado crescente no país. 

Qual a diferença entre bancário autônomo e Correspondente Bancário?

O bancário autônomo faz um trabalho de curadoria e indicação dos produtos e serviços financeiros com base em sua experiência. Nesse caso, o trabalho operacional fica a cargo dos especialistas da Franq e das instituições parceiras conectadas à plataforma.

Já o correspondente bancário, não precisa ter necessariamente a experiência bancária, mas tem uma certificação e representa o serviço financeiro de uma ou mais instituições, estipulando contratos de parcerias individuais. Ele é responsável, ainda, por toda a parte operacional. Ou seja, precisa colocar energia e tempo em todas as etapas de uma negociação.

Qual a diferença de um bancário autônomo para um Agente Autônomo de Investimentos?

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é certificado pela Ancord, para orientar os seus clientes sobre as melhores opções de investimentos. Ele ajuda diretamente os investidores a escolherem as aplicações financeiras mais rentáveis. 

Já os bancários autônomos, podem indicar seguros, consórcios, financiamentos e demais soluções bancárias. Além disso, o bancário autônomo pode indicar parceiros especializados em investimentos e também ser comissionado por isso.

A boa notícia é que na Franq é possível atuar como bancário autônomo e também como Agente de Investimentos (se houver certificação), ampliando a sua carteira de serviços oferecidos, desde que sejam respeitados possíveis conflitos de interesse, caso exista algum.

Qual a diferença de um Personal Banker para um vendedor?

São funções bem diferentes. Geralmente, o compromisso de um vendedor é com a instituição e/ou produto que ele comercializa, possui metas estipuladas e algum possível vínculo.

Já os bancários autônomos orientam os seus clientes a tomarem a melhor decisão sobre seguros, consórcios, financiamentos e demais produtos e serviços bancários, sem vínculos a uma instituição.

Porque atuar na Franq é diferente de trabalhar em um banco?

Com a Franq você tem liberdade para oferecer diversos produtos e serviços financeiros das principais instituições do mercado, com recomendações personalizadas e livre de conflito de interesses. Além disso, é comissionado por cada venda efetivada. A Franq permite que um bancário experiente trabalhe com autonomia, pois ele mesmo gerencia seus horários e estipula seus próprios objetivos.

Já no banco, você conta apenas com os produtos que a instituição oferece, tem um teto de comissionamento e precisa seguir a rotina determinada pela empresa, com horários e demandas a serem cumpridas.

Leia também: