Skip to main content

O mercado financeiro passa por diversas mudanças. A evolução da tecnologia favoreceu o surgimento dos bancos digitais e fintechs e contribuiu para a digitalização dos produtos e serviços bancários. As mudanças foram muito positivas para os consumidores, que agora não precisam mais se deslocar até uma agência bancária para fazer uma transferência, por exemplo. Mas, por outro lado, a nova realidade alterou o modelo de trabalho no setor financeiro.

Em seis anos, entre 2016 e 2022, o número de agências bancárias reduziu 24% e atingiu o menor número no país desde 2010, segundo dados do Banco Central. O fechamento das agências implicou no aumento do número de demissões de bancários. No ano de 2016, as cinco maiores instituições financeiras do Brasil (Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander) somavam mais de 432 mil trabalhadores. No final de 2022, o número de postos de trabalho nesses bancos diminuiu para 403 mil, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O contexto de mudanças e a implementação de tecnologia impulsionou a criação de novos modelos de trabalho que oferecem uma boa remuneração, oportunidades de crescimento e estão atraindo muitos profissionais.

Mas, afinal, como trabalhar no mercado financeiro fora do banco? A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você!

Mercado financeiro

Garanta certificações financeiras

As certificações financeiras são as melhores aliadas de quem deseja se qualificar no mercado financeiro. Entre 2021 e 2023, o número de inscrições para as certificações financeiras aumentou 21%, contabilizando cerca de 280 mil novos inscritos, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

As certificações são as principais ferramentas de capacitação e qualificação de profissionais no sistema financeiro brasileiro. O principal objetivo desse tipo de reconhecimento é garantir que os bancários possuam conhecimento suficiente para oferecer produtos e serviços, além de passar mais credibilidade aos clientes.

Nós preparamos um artigo sobre as certificações financeiras mais importantes. Clique aqui e confira!

Bancário autônomo, a profissão do futuro no mercado financeiro

As mudanças no mercado financeiro contribuíram para o surgimento de novos tipos de atuação, como a de Personal Banker. A profissão de bancário autônomo foi criada pela Franq em 2019 e estabeleceu um novo cenário de oportunidades para profissionais com pelo menos cinco anos de experiência bancária atuarem fora dos bancos. Em quatro anos, a inovação da Franq já atraiu mais de oito mil Personal Bankers.

O Personal Banker usa a tecnologia desenvolvida pela fintech catarinense para ofertar mais de 150 produtos bancários, de 50 instituições financeiras parceiras. Esse modelo de negócio garante ao bancário mais liberdade para oferecer soluções financeiras baseadas nas necessidades dos seus clientes, sem estar associado a um banco específico. Além disso, o bancário autônomo da Franq não tem limite de comissões, ou seja, você vai receber por todos os produtos que vender.

Ana Oliveira

Ana Oliveira – Personal Banker

A profissão de Personal Banker também é vantajosa para os clientes, que estão sempre em busca de soluções financeiras mais personalizadas e atendimento de qualidade. O bancário autônomo da Franq possui um portfólio cheio de opções e garante maior poder de escolha aos seus clientes, que podem comparar as propostas disponíveis e optar pelas condições que fazem mais sentido para a saúde das suas vidas financeiras.

Quer saber mais sobre a profissão de Personal Banker? Clique aqui e confira todos os detalhes.