Skip to main content

O Home Equity, também conhecido como Empréstimo com Garantia de Imóvel ou Crédito com Garantia de Imóvel, é a modalidade de crédito em que o cliente oferece um imóvel como garantia para conseguir crédito com condições diferenciadas de pagamento. Esse produto financeiro está em plena expansão no Brasil e vem apresentando crescimento de demanda nos últimos anos.

Entre 2017 e 2022, o número de contratos cresceu 156%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip). Neste mesmo período, o valor de crédito emprestado saltou de R$ 2,09 bilhões para R$ 6,5 bilhões.

O Empréstimo com Garantia de Imóvel é muito difundido em países do exterior, como nos Estados Unidos por exemplo. No Brasil, mesmo registrando crescimento, o Home Equity ainda enfrenta certa resistência em uma parcela de clientes. Muitas pessoas têm receio de oferecer a própria casa como garantia, ou até mesmo não sabem que podem usar um imóvel de outra pessoa para conseguir o crédito.

Nós separamos 10 mitos e verdades sobre o Home Equity para tirar as dúvidas de quem quer entender melhor sobre essa opção de crédito. 

Home Equity

Confira os 10 mitos e verdades sobre Home Equity

Veja a seguir quais são os 10 mitos e verdades sobre Home Equity mais populares no mercado financeiro:

As taxas de juros são mais baixas e atrativas. Verdade!

É isso mesmo! Por ser uma operação que possui garantia, o risco de inadimplência é baixo e as instituições bancárias sentem-se mais seguras para conceder taxas de juros menores, se comparadas com outras opções de empréstimo.

As taxas de juros de Home Equity são variáveis a depender do perfil de crédito do cliente e garantia, de forma geral os bancos operam com taxas a partir de 1,09%a.m. + IPCA ou 1,42% pré-fixadas. Esse tipo de operação é significativamente mais barata se comparado a qualquer outro empréstimo para pessoas físicas sem garantia.

O banco vai tomar meu imóvel. Mito!

Esse é um dos maiores mitos sobre Home Equity e pode deixar muitas pessoas com medo de perder a própria casa. Na prática, o imóvel é como o airbag de um carro: você sabe que o veículo tem essa proteção, mas ela só vai ser usada em caso de necessidade. Então: não, o banco não tem a intenção de tomar o seu imóvel!

Primeiramente, é importante lembrar que as instituições financeiras realizam uma análise de crédito criteriosa para confirmar a capacidade de pagamento do cliente que está solicitando o empréstimo. Ou seja, o banco prefere garantir que você terá condições de pagar a dívida do que levar o imóvel à leilão.

O prazo para pagar o Home Equity é maior. Verdade!

Uma das principais vantagens que o Home Equity oferece é a possibilidade de pagar o empréstimo em um prazo mais longo do que outras opções de crédito: até 240 meses (20 anos).

Quanto maior o número de parcelas, menor deve ser o valor de cada prestação, ou seja, a dívida vai ter menos impacto sobre o orçamento mensal do cliente. Esse benefício permite ao cliente manter seu poder de compra e reduz o risco de inadimplência.

Não posso usar imóvel financiado para fazer Home Equity. Mito!

A Franq é parceira de várias instituições financeiras que aceitam imóveis financiados como garantia para o Home Equity. Se o imóvel comportar uma nova operação de crédito, será liquidado o saldo devedor financiado e liberado a diferença do crédito ao cliente. Esta operação é chamada de Interveniente Quitante.

Precisa comprovar renda. Verdade!

A comprovação de renda é importante para garantir a capacidade de pagamento do empréstimo, reduzir os riscos de inadimplência e afastar a chance do cliente perder o imóvel. 

Além disso, a renda é um dos pontos que vai determinar o valor máximo das parcelas do Home Equity. A Lei do Comprometimento de Renda determina que o cliente pode ter até 30% da renda bruta mensal comprometida com dívidas.

Só consigo fazer Home Equity com imóveis em meu nome. Mito!

Você não precisa necessariamente possuir um imóvel para oferecer como garantia. A Franq possui bancos e fintechs parceiros que aceitam imóveis de terceiros como garantia. Algumas instituições financeiras não exigem grau de parentesco, já outras operam somente com imóveis de parentes de primeiro grau.

Posso usar o crédito para qualquer finalidade. Verdade!

Diferente de um financiamento imobiliário, que o crédito é destinado exclusivamente para a aquisição de imóvel, por exemplo, com o Home Equity é possível utilizar o dinheiro para qualquer finalidade, sem precisar prestar contas ao banco que realizou a operação.

Essa vantagem garante mais liberdade financeira. O dinheiro pode ser usado para quitar dívidas, ampliar a sua empresa, comprar novos equipamentos para melhorar o seu negócio ou até mesmo para realizar o sonho de viajar para o exterior. É você quem escolhe como vai gastar o dinheiro, sem precisar prestar contas ao banco.

Não posso alugar o meu imóvel oferecido como garantia. Mito!

Você pode sim alugar o imóvel usado como garantia de um Home Equity. Ao oferecer um imóvel como garantia, o cliente não perderá a posse sobre a casa ou apartamento, e poderá usá-lo tanto para morar quanto para alugar.

É possível compor renda com mais de uma pessoa. Verdade!

A Franq possui parceiros que aceitam a composição de renda com várias pessoas, sem a necessidade de ter grau de parentesco entre elas. A quantidade máxima de pessoas para compor a renda vai depender de cada instituição financeira.

Considerando que a parcela do empréstimo não pode ser superior a 30% da renda bruta, a composição de renda permite ao cliente somar a renda com mais pessoas e ter acesso a valores maiores de crédito liberado.

Fazer Home Equity é muito burocrático. Mito!

Não, a operação de Home Equity não é burocrática e está ficando cada vez mais simples. Por meio de um Personal Banker da Franq, você pode acessar os principais bancos e fintechs do mercado imobiliário, que oferecem o Empréstimo com Garantia de Imóveis tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Ao contar com um bancário autônomo da Franq, você possui mais opções de produtos financeiros e pode escolher as condições que fazem mais sentido para o seu orçamento. Além disso, você recebe atendimento personalizado e pode solicitar o Empréstimo com Garantia de Imóvel de forma online, no conforto da sua casa. 

O Personal Banker tem pelo menos cinco anos de experiência em agências bancárias ou cooperativas de crédito e vai ajudar você do início ao fim da contratação do seu Home Equity.

Quer garantir crédito com taxas de juros mais baixas, prazo maior para pagamento e aproveitar todas as vantagens que o Home Equity oferece? Então procure por um Personal Banker mais perto de você e faça a sua simulação no mesmo dia, em poucos minutos!

Leia também: