Skip to main content

Se você já assistiu ou leu uma reportagem sobre economia, ou contratou um produto financeiro, provavelmente deve ter visto e ouvido o termo “Taxa Selic”. Mas o que é essa taxa e como ela influencia tanto na economia brasileira?

Neste artigo você vai saber todos os detalhes. Continue a leitura!

Qual é a Taxa Selic hoje?

Atualmente a Taxa Selic está balizada em 11,75% ao ano. A última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central foi realizada nos dias 12 e 13 de dezembro e anunciou o quarto corte consecutivo de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 30 e 31 de janeiro e a expectativa é que uma nova redução seja anunciada.

Taxa Selic

O que é a Taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, ou seja, é responsável por influenciar todas as taxas de juros aplicadas no país. Quando alguém faz um financiamento imobiliário, por exemplo, as instituições financeiras usam a Selic como referência para aplicar a taxa de juros sobre a operação de financiamento. Da mesma forma, a Selic também influencia no valor que um investidor receberá ao realizar uma aplicação financeira.

O nome “Selic”, na verdade, é uma sigla para “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, uma infraestrutura para depósitos e transações de títulos públicos federais que é administrada pelo Banco Central. A taxa Selic anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nas reuniões que acontecem a cada dois meses, representa a média praticada nas operações compromissadas com títulos públicos federais com prazo de um dia útil. Em outras palavras, é a média dos juros que o Governo paga aos bancos que lhe emprestaram dinheiro.

De forma mais aprofundada, ainda podemos dividir a taxa básica de juros da em duas:

  • Selic Meta: essa é a que você provavelmente mais conhece, pois é a taxa anunciada pelo Copom ao final de cada reunião. Assim como o próprio nome já diz, a taxa definida pelo Comitê é uma meta, ou seja, o esperado é que os Títulos Federais sejam negociados com taxa igual ou menor à Selic determinada pelo Banco Central.
  • Selic Over: essa é a verdadeira taxa aplicada na negociação de Títulos Públicos Federais no prazo de um dia útil. Geralmente, a taxa over é 0,1 mais baixa que a meta. De acordo com dados do Banco Central, por exemplo, entre novembro e dezembro de 2023, quando a taxa Selic Meta estava em 12,25%, a taxa Selic Over ficou em 12,15%.

Como a Selic influencia nos juros do país?

O mercado em geral funciona por oferta e demanda. Basicamente, se um produto está em escassez (pouca oferta) e é muito desejado pelos consumidores (muita demanda), o seu valor aumenta. O contrário também é verdadeiro: quando um produto é produzido em larga escala e acaba sendo pouco procurado, o preço deverá diminuir para tentar torná-lo mais atrativo.

O mesmo princípio pode ser aplicado à economia em relação à circulação dos recursos financeiros. Quando há muito dinheiro em circulação, as pessoas tendem a gastar mais. Com a economia aquecida, aumenta a demanda pelos produtos e serviços disponíveis. Se a oferta não consegue acompanhar esse aumento da demanda, pode ocorrer uma escassez de produtos, levando a um aumento nos preços. O equilíbrio entre oferta, demanda e a quantidade de dinheiro em circulação é crucial para a estabilidade econômica.

O aumento geral nos preços de bens e serviços em decorrência da redução da oferta é chamado de inflação. Se a inflação está alta, significa que os preços dos produtos estão mais caros, mas se a inflação reduz, há queda no preço dos bens e serviços. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão responsável por determinar uma meta para a inflação anual em que a população consiga lidar com a variação de preços. Atualmente, a meta da inflação para 2024 determinada pelo CMN é de 3%.

Mas o que a Selic tem a ver com isso? A Selic é a principal estratégia de política monetária usada pelo Banco Central para controlar a inflação do país e atender à meta estipulada pelo CMN. Quando a inflação registra aumento acima da média, o Banco Central pode elevar a taxa básica de juros e impacta diretamente nos juros praticados pelos bancos nas operações financeiras. Dessa forma, ao conceder um empréstimo, por exemplo, as instituições financeiras elevam os juros para emprestar o dinheiro. Por consequência, os consumidores passam a evitar a contratação de empréstimos.

Quando a economia precisa ser aquecida, o Banco Central pode optar por reduzir a Selic. Com a taxa mais baixa, os bancos também reduzem os juros dos seus produtos financeiros, aumentam a liberação de crédito e mais dinheiro entra em circulação.

Como a Taxa Selic é definida?

A Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) em reuniões realizadas a cada dois meses. O Copom se reúne cerca de oito vezes ao ano e em todos os encontros decide se vai reduzir, manter ou aumentar a taxa Selic.

Para definir o novo índice, a cada reunião o Copom analisa fatores internos e externos, como os cenários econômicos e políticos, tanto nacionais quanto internacionais. Além da inflação, o Comitê analisa a taxa básica de juros de outros países, conflitos geopolíticos, a atividade econômica brasileira, os índices de emprego, entre outros.

As reuniões do Copom duram dois dias e ao final do segundo dia, por volta das 18h30, é publicada uma nota para anunciar ao mercado financeiro o novo patamar da taxa Selic e os motivos que levaram à decisão. Uma semana após a reunião é publicada a “Ata do Copom”, documento bastante importante, com informações mais detalhadas sobre os motivos que levaram à deliberação do Comitê.

Datas do Copom em 2024

Calendário Copom 2024

Guia completo do bancário autônomo

Quer conhecer a profissão de bancário autônomo e as vantagens dessa carreira promissora que está revolucionando o mercado financeiro?

Clique aqui para baixar o Guia completo do bancário autônomo!

Você vai conferir:

  • O que é e quem pode ser bancário autônomo;
  • Principais benefícios de ser bancário autônomo;
  • Como é ser um Personal Banker da Franq.

Faça o download agora mesmo, entenda mais sobre a nova tendência do setor bancário e dê o próximo passo para uma carreira de sucesso!