Publicado: 22/04/2021Tempo de leitura: 3 min. - Última atualização: 29/04/2021

Crédito pessoal: como funciona e qual é o melhor?

Publicado por

Marketing Franq

Marketing Franq

Conteúdos Especiais

Entenda este produto e suas modalidades

No âmbito popular, tomar crédito pode não ser visto com bons olhos. Porém, nem sempre optar por um crédito pessoal significa estar endividado. 

O crédito pessoal pode ser utilizado como parte de uma estratégia financeira para aquisição de um novo bem, como também pode vir para resgatar um momento difícil da vida financeira de alguém.

Dentro de um grande espectro, existem diversos tipos de créditos pessoais, projetados para diferentes objetivos.

Neste post, vamos falar sobre os tipos de crédito pessoal e suas finalidades, para que você saiba o que procurar de acordo com o seu contexto

Crédito pessoal “clean”

Esta é a modalidade mais simples de um empréstimo para Pessoa Física. Também conhecido como crédito clean, do inglês “limpo”, trata-se de um empréstimo que envolve duas partes, com o tomador do crédito não dando nenhum bem como garantia da operação.

Por não haver uma contrapartida predeterminada para o negócio, o risco da operação para o credor é maior, deixando a faixa de taxas e juros mais alta.

Crédito pessoal com garantia de automóvel ou imóvel

O crédito com garantia conta com um bem oferecido como contrapartida da dívida assumida por parte do tomador do crédito.

Dentro dos créditos com garantia, os mais conhecidos são o crédito com garantia de imóvel e o crédito com garantia de automóvel ou motocicleta.

Ao oferecer algum desses bens na operação, o risco para o credor cai consideravelmente, o que implica em uma redução nas taxas de juros do negócio.

Eles também passaram a ser conhecidos como home equity, em caso de imóvel como garantia, ou auto equity, no caso de veículos

 

LEIA TAMBÉM: Home Equity: entenda o crédito com juros baixos

 

Crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo onde a garantia do empréstimo é a folha salarial do tomador do crédito.

Praticamente todas as pessoas que possuam uma renda mensal podem ter direito a um empréstimo consignado, basta ser um trabalhador com carteira de trabalho assinada, aposentado, pensionista, servidor público ou militar das forças armadas.

A quitação desse tipo de crédito ocorre automaticamente, por meio de desconto das parcelas na folha salarial do tomador.

O crédito consignado é muito vantajoso por possuir taxas e juros menores que as outras linhas de crédito, facilidade na contratação, prazos mais longos e risco menor.

É mais comum vermos aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares utilizando desse recurso, pois o benefício é algo quase garantido para este grupo de pessoas. No entanto, o índice de empresas privadas que aderiram a modalidade de empréstimo, para poder beneficiar seus funcionários, passou a crescer consideravelmente nos últimos anos.

Para trabalhadores da iniciativa privada contratarem um crédito consignado, basta entrar em contato com o RH da empresa e pedir informações sobre o produto, se a sua empresa possui o benefício disponível ela informará a você.
 

Como faço para encontrar o melhor crédito pessoal?

Na Franq, o processo é muito simples - basta escolher um Personal Banker em nossa base, clicando neste link, que ele fará o processo de curadoria de ofertas para você, levando o melhor crédito para atingir o seu objetivo.

Contamos com parceiros conhecidos no mercado de crédito nacional, como SIM, UCI, Creditas, CashMe, Wimo, CrediHome, Geru,  bxblue e mais.