Skip to main content

Você já deve ter reparado que está cada vez mais comum encontrar casas ou prédios com placas solares nos telhados. E não é apenas uma impressão: o Brasil registrou o maior avanço percentual do mundo na energia solar em telhados no ano de 2022, com aumento de 193%, de acordo com um levantamento da SolarPower Europe. Diante de um crescimento tão expressivo, o Seguro para placas solares se torna cada vez mais importante para proteger o sistema fotovoltaico em caso de problemas técnicos ou fenômenos climáticos.

A expansão desse segmento de energia reflete o movimento mundial na busca por novas fontes de energia menos agressivas para o meio ambiente e também mais baratas. Atualmente, a energia solar fotovoltaica ocupa 14,8% da matriz energética brasileira, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Os consumidores que utilizam energia solar podem ter uma economia de 50% a 95% no valor da conta de luz.

Neste artigo vamos explicar os benefícios do Seguro para placas solares para você evitar que o seu equipamento fotovoltaico deixe de oferecer economia e passe a ser um prejuízo. Continue a leitura!

Seguro para placas solares

O que é o seguro para placas solares?

O seguro para placas solares é uma proteção financeira para sistemas de energia solar que abrange danos e riscos aos painéis e ao sistema e reduz riscos financeiros com o seguro, incluindo perda de produção e danos ao equipamento.

Esse produto financeiro é indicado para proprietários de sistemas residenciais, empresas de todos os tamanhos que utilizam sistemas de energia solar para suas operações, agricultores e donos de propriedades rurais, que usam sistemas de energia solar para alimentar bombas de água, equipamentos agrícolas ou outros fins. Em geral, qualquer pessoa ou entidade que possua um sistema de energia solar pode considerar o seguro para garantir a proteção adequada contra riscos financeiros relacionados ao sistema.

O que o seguro cobre?

O seguro para placas solares oferece diversas coberturas para proteger os sistemas de geração de energia solar e os proprietários contra uma variedade de riscos e danos. As coberturas podem variar entre diferentes seguradoras e apólices, mas selecionamos algumas das coberturas comuns disponíveis no mercado e como elas funcionam. Confira:

  1. Danos Físicos (Eventos Climáticos e Acidentes): essa cobertura protege contra danos causados por eventos climáticos, como tempestades, granizo, ventos fortes e acidentes como incêndios e quedas de objetos sobre os painéis solares. Nesse caso, se ocorrerem danos físicos, o seguro cobrirá os custos de reparo ou substituição dos painéis solares danificados.
  2. Danos Elétricos: protege contra perdas causadas por problemas elétricos no sistema solar. Ela cobre danos de curtos-circuitos, sobretensões e falhas elétricas.
  3. Roubo e Furto: se os painéis forem roubados ou furtados, o seguro ajudará a cobrir os custos de reposição.
  4. Responsabilidade Civil: é importante caso o sistema solar cause danos a terceiros, como danos à propriedade vizinha ou lesões a pessoas. O seguro cobrirá os custos legais e indenizações.

Quanto custa o seguro para placas solares?

O custo desse seguro varia com base no valor segurado, tipo de cobertura, localização geográfica, riscos específicos, características do sistema e dados pessoais do cliente. As seguradoras usam modelos complexos para calcular o risco e determinar o prêmio.

Na Franq, você conta com o atendimento de um Personal Banker que pode simular o seu seguro em seis das maiores seguradoras do Brasil e encontrar a opção ideal para o seu orçamento.

Como contratar o seguro para placas solares?

Você precisa contratar o seguro para placa solar mas não sabe como? Os Personal Bankers da Franq são profissionais com pelo menos cinco anos de experiência bancária e possuem expertise para indicar as melhores opções de produtos financeiros.

Ao contar com um bancário autônomo da Franq, você pode simular o seguro em seis das maiores seguradoras do Brasil: Porto, Mapfre, Allianz, Bradesco, Liberty e HDI, e garantir o poder de escolher a alternativa mais indicada para as suas necessidades.

Clique aqui, escolha o Personal Banker da Franq mais próximo de você para facilitar a sua vida financeira e manter seus painéis solares em segurança.

Leia também: