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Uma pesquisa divulgada pela Accenture aponta a oportunidade de negócio que o movimento do Open Banking gera tanto para consumidores – com o aumento da oferta de produtos e serviços impulsionado pela concorrência – quanto para os próprios negócios financeiros.

Mas, para isso, bancos tradicionais precisam estar abertos ao que a consultoria chama de “admirável mundo novo” proporcionado pelo Open Banking.

Open Banking como prioridade estratégica dos bancos globais 

Cerca de 100 executivos que atuam no segmento bancário da América do Norte, Europa e Ásia participaram do estudo. Nele, foi identificado que 90% dos entrevistados acreditam que o Open Banking vai aumentar o crescimento orgânico do setor em até 10%. Para 65% dos participantes, o sistema de banco aberto é visto mais como oportunidade do que como uma ameaça.

Em outro estudo organizado pela mesma consultoria, sobre tendências do Open Banking, o movimento é encarado de forma estratégica por instituições financeiras. Para os representantes bancários de companhias sediadas na América do Norte, Europa e Ásia que responderam à pesquisa, 71% acreditam que o Open Banking vai facilitar o acesso dos clientes aos produtos e serviços financeiros oferecidos. Além disso, também entendem que os investimentos em arquitetura aberta são considerados críticos para a transformação digital dos bancos sediados na Europa (75%), América do Norte (53%) e Ásia (51%).

Uma das afirmações do documento é que se “feito corretamente, o Open Banking pode ajudar os bancos a inovar de maneira a posicioná-los para competir com os gigantes digitais de hoje e expandir seus negócios entre um conjunto mais amplo de consumidores”.

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