Skip to main content

O sonho da casa própria é antigo entre os brasileiros e fica mais forte a cada ano que passa, principalmente após a pandemia da Covid-19. A população precisou ficar mais tempo em casa e passou a valorizar ainda mais a moradia. Além do sonho de sair do aluguel, outras pessoas compram imóveis como investimento, seja para acumular mais uma posse ou para alugar.

O financiamento imobiliário é uma das principais soluções utilizadas por quem quer realizar o sonho de adquirir a casa própria. Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber na hora de realizar o financiamento da sua casa.

Financiamento Imobiliário

O que é e como funciona o financiamento imobiliário?

É uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para a compra de imóveis, que podem ser: residencial, comercial e terrenos. O financiamento também pode ser utilizado para a construção ou reforma de imóveis.

O imóvel a ser financiado precisa ser registrado integralmente e possuir habite-se, um documento emitido pela prefeitura, comprovando que o imóvel construído atende todos os requisitos estabelecidos pelo município e está apto para ser considerado como moradia.

É possível financiar até 80% do valor total do imóvel, e destinar 5% do valor da venda para arcar com despesas de avaliação, impostos e registro. Alguns bancos, como o Itaú, conseguem liberar o financiamento de até 90% da propriedade para clientes de alta renda, que possuem boas condições de pagamento.

Caso o imóvel seja residencial e se enquadre no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), é permitido utilizar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar como valor de entrada.

Qual a taxa de financiamento?

A taxa de juros de um financiamento imobiliário vai depender do contexto econômico do país, da taxa básica de juros (Selic) e do Score do cliente.

Atualmente, é possível encontrar bancos oferecendo taxas de juros a partir de 10,49% ao ano + Taxa Referencial (TR) ou IPCA.

Uma das variáveis que impactam a taxa de juros é o fundo em que o banco retira o recurso para pagar os financiamentos. Tradicionalmente, os mais utilizados são a Caderneta de Poupança e o FGTS. Entretanto, por conta da instabilidade econômica que o país enfrenta nos últimos anos, as pessoas estão retirando mais dinheiro da poupança e depositando menos. O desequilíbrio nas contas diminui o recurso disponível aos bancos para operações de crédito imobiliário, e faz com que as instituições financeiras precisem buscar outros fundos em que o dinheiro é mais caro, causando o aumento na taxa de juros para os consumidores.

Ainda assim, o financiamento imobiliário é uma das operações com a menor taxa de juros disponível no mercado financeiro brasileiro, e possui o maior prazo para pagamento, com até 35 anos (420 meses) para quitação.

Como garantir a menor taxa de juros para financiamento imobiliário?

Além do contexto econômico, o score do cliente que está solicitando o financiamento é outro fator muito importante para os bancos definirem qual taxa de juros aplicar na operação.

Quando citamos o score, estamos falando sobre todo o histórico de crédito que você possui no mercado, ou seja, o seu comportamento financeiro. Os bancos realizam uma análise de crédito geral sobre as suas finanças, se você paga as contas em dia ou não e quais dívidas já possui. Ou seja, para conseguir uma taxa menor é importante que você possua um bom histórico de pagamento em todo o sistema financeiro.

Atualmente, o Serasa é um dos principais indicadores de score utilizado pelos bancos. Se você possui score abaixo de 600, provavelmente não vai conseguir aprovação para realizar o financiamento.

Para consultar o seu score Serasa, clique aqui.

Cotação em diferentes bancos

Para você conseguir a menor taxa de juros do mercado, é importante que você faça a cotação da operação em diferentes bancos, para analisar todas as condições do financiamento em cada uma delas.

Aqui na Franq, em uma única plataforma, você tem acesso às propostas dos quatro maiores bancos do país: Itaú, Bradesco, Santander e Inter. É possível ter acesso a todas as condições no conforto da sua casa, sem precisar visitar diferentes agências bancárias.

Clique aqui, escolha o seu Personal Banker e faça o seu financiamento imobiliário!

Amortização do financiamento

Uma das vantagens do financiamento imobiliário é o Sistema de Amortização Constante (SAC). Ele possui o objetivo de reduzir o saldo devedor, para que a cada parcela, a taxa de juros seja aplicada sobre um valor menor. Dessa forma, o valor da prestação deve diminuir com o passar dos meses. Em resumo, você começa pagando por uma parcela mais cara e vai finalizar o financiamento pagando prestações menores.

Nesse caso, o benefício é que ao longo do tempo você vai reduzindo a parte da sua renda comprometida com o financiamento, e fica com o orçamento mais livre.

Quanto tempo demora um financiamento imobiliário?

A operação de crédito imobiliário possui diversas etapas e leva entre 50 e 60 dias para ser concluída até o vendedor receber o dinheiro do financiamento.

A aprovação do financiamento pode ser realizada em até uma hora e vai depender do perfil do cliente. Clientes com score alto tendem a receber a aprovação mais rápido. Porém, se o banco solicitar mais documentos para a análise de crédito, o prazo para aprovação é de até três dias úteis.

Após a aprovação, é necessário realizar a entrega de todos os documentos solicitados para a emissão do contrato. Esse processo deve levar entre 10 e 15 dias. Quanto mais rápido você conseguir organizar os papéis, menos tempo vai demorar para a operação seguir em andamento.

Com o contrato pronto, as partes precisam assinar, o que leva entre 15 e 20 dias. Após o documento ser assinado, é necessário adicionar mais 30 dias, tempo que os cartórios levam para realizar um registro. Após esse período, o valor da venda estará disponível ao vendedor.

Já em relação ao tempo de pagamento do financiamento, o prazo máximo para quitação é de 35 anos, ou seja, 420 meses.

Conte com a Franq para financiar seu imóvel com mais facilidade

Aqui na Franq, por meio de um Personal Banker, você pode simular o seu financiamento imobiliário nos quatro maiores bancos do país: Itaú, Bradesco, Santander e Inter. Dessa forma, você pode escolher a melhor opção para o seu bolso, sem comprometer a sua saúde financeira.

Encontre o Personal Banker mais próximo de você e simule o seu financiamento imobiliário em quatro instituições financeiras sem sair de casa!