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Agilizar a rotina e torná-la produtiva é o caminho para encontrar oportunidades de negócios como bancário autônomo. Além disso, agregar ferramentas no seu dia a dia amplia sua capacidade analítica para perceber e solucionar as dificuldades com assertividade e rapidez. Se você ainda se organiza manualmente e controla sua carteira de clientes em planilhas, este post com certeza vai lhe ajudar.

Separamos as soluções propostas em quatro partes:

  • gestão comercial;
  • gestão de tarefas;
  • gestão de tempo;
  • gestão financeira.

Ferramenta para Gestão Comercial: CRM – um canivete suíço para gerir sua carteira

Não há como falar sobre gestão de clientes sem citar uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). O CRM é a plataforma que controla todas as ações vinculadas ao processo de vendas para o público que você atende. Por meio de uma ferramenta de CRM é possível organizar cada etapa da sua jornada, da prospecção a negociação, até o fechamento.

O RD Station CRM possui quatro planos com valor inicial de R$ 19,90 e disponibiliza teste grátis

A sua carteira de clientes pode ser transformada em uma base de contatos digital, organizada em funis de vendas por produto ou serviço, consideradas todas as etapas pertinentes e com ações programadas para cada etapa, como disparos de e-mails, ligações ou outra forma adequada à sua metodologia de trabalho.

Como exemplo, imagine que você possui uma lista de clientes em potencial para trabalhar, no produto de Seguro Empresarial.

Para aplicar a organização do CRM neste caso, o funil pode ser dividido da seguinte maneira:

  • primeiro contato;
  • apresentação realizada;
  • proposta comercial enviada;
  • contrato aguardando assinatura;
  • desistiu da contratação

Da mesma forma, pode-se criar um funil para os clientes que demonstraram interesse mas não efetivaram a assinatura do contrato. A partir disso, você cria ações para resgatá-los e, no futuro, convertê-los em clientes ativos.

Uma boa dica de software CRM com bom custo benefício é  o RD Station CRM. Nele, o bancário autônomo pode adaptar todo o fluxo de acompanhamento dos clientes. A customização é completa e as automações facilitam muito o seu dia a dia. Além dessas funcionalidades, a plataforma permite armazenar qualquer informação sobre os seus contatos, cria um histórico completo com todas as operações realizadas, com registro de conversas, arquivos importantes e relatórios sobre as movimentações.

Gestão de Tarefas: use aplicativos para se organizar com facilidade

Com a otimização de rotina em mente, a sua lista de atividades diárias precisa ser modular e personalizável. Para isso, contar com um aplicativo moderno e intuitivo é essencial. Anotar em uma agenda ou planner pode ser uma alternativa para quem é mais tradicional, com o ônus de ter acesso apenas de maneira física ao conteúdo – o que também limita a produção de relatórios inteligentes a partir de tarefas executadas ou não, por exemplo.

A facilidade de utilizar uma ferramenta ou aplicativo de gestão de tarefas é justamente essa: ter a possibilidade de criar fluxos de trabalho reais, de acordo com a sua rotina, facilitando o acesso e armazenamento de dados. Em uma ferramenta de gestão de tarefas, você descreve o projeto, define prazos para executá-los e inclui checklists para cada etapa.

Uma boa sugestão de ferramenta para organizar o seu dia a dia é o Trello. Disponível em versão gratuita tanto para computador quanto para celular, ele possibilita visualizar as atividades e também o calendário de afazeres. Pelo Trello, você cria quadros para cada processo, dividindo em cartões exclusivos.

O Trello permite a personalização completa de etapas do seu processo de trabalho

Também existe a possibilidade de adicionar lembretes, comentários, utilizar marcadores coloridos para facilitar a identificação das tarefas e adicionar os seus clientes nos espaços, assim, eles ficam por dentro de todas as novidades.

Se você ainda não tem ideia de como começar, a ferramenta disponibiliza uma aba com modelos de quadros previamente definidos. Escolha entre um deles e comece, depois adapte de acordo com a sua rotina e necessidades.

Gerencie e otimize seu tempo com Google Calendar

O seu tempo vale ouro. Para vender e ser produtivo, é preciso ter tempo. Porém, não há como adicionar mais horas no seu dia. A solução é encontrar aplicativos para fazer o tempo render. Para lhe ajudar nesta missão, existem alguns aplicativos que funcionam muito bem.

O Google Calendar é uma das ferramentas disponibilizadas pela Google para facilitar sua vida. O Calendar permite anotar as obrigações diárias e ter uma visão geral do dia, customizando marcadores, agendando reuniões etc.

Além disso, a ferramenta disponibiliza integrações com os calendários dos parceiros e com a criação de eventos. Uma das vantagens é a gratuidade do serviço. Você realiza até mesmo videochamadas pela plataforma sem nenhum custo. O aplicativo está disponível para download em celulares e acesso via navegador.

Aplicativo para gestão financeira

Como bancário autônomo, ter uma boa gestão financeira é vital para ter sucesso – afinal, agora você também é uma empresa e precisa estar com as finanças em dia. Para suprir essa demanda, um bom sistema de gestão é fundamental.

Você, mais do que ninguém, sabe que dinheiro é assunto sério e deve ter em mente que as movimentações da sua empresa e as suas pessoais precisam estar bem organizadas, separadamente. Para isso, algumas plataformas ajudam a gerir tarefas operacionais.

O app Conta Azul é ideal para realizar pequenas movimentações, por meio de um sistema on-line, que gerencia as contas a pagar e receber, a emissão de boletos e o lançamento de relatórios financeiros completos. Os dados disponibilizados pelo aplicativo  ajudam a tornar as suas decisões coerentes com a realidade. O site proporciona facilidades para não ter dor de cabeça quando precisar lidar com as finanças do seu CNPJ. A plataforma também oferece integrações bancárias.

Seja um Bancário Autônomo amigo da tecnologia

Todas as opções que citamos neste post funcionam em nuvem, isto é, são completamente digitais e seguros, pois seguem os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. Quando falamos em serviços financeiros, a segurança de dados é primordial e indispensável.

Com as dicas que demos neste post, você já começa bem acompanhado de ferramentas que vão fazer a diferença no seu dia a dia. Utilize as soluções que achar pertinente, adaptando cada uma à sua nova rotina!

Prepare sua carreira para o futuro. Seja um bancário autônomo na Franq Open Banking e tenha todo o suporte necessário para se desenvolver como um Personal Banker!