Com cada vez mais acesso à informação, é preciso encontrar novas formas de prospectar, vender, acompanhar e fidelizar o consumidor. E é para gerenciar esse processo com assertividade que entram ferramentas e procedimentos de relacionamento com o cliente, como o um software CRM.
A sigla CRM vem do inglês “Customer Relationship Management” e significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo traduz um conjunto de ferramentas e estratégias que se destinam a simplificar o gerenciamento da carteira de usuários. O método pode ser usado por pequenas, médias e grandes empresas e muito eficaz para o modelo de atuação dos Personal Bankers.
A finalidade principal de um CRM é registrar informações. Quando se trata de profissionais autônomos e negócios menores, é comum que a administração comercial aconteça nas tradicionais planilhas. Apesar de parecer funcional, anotar os dados do cliente dessa forma não é nada prático. Além disso, as funcionalidades no modelo de planilha são limitadas, pois não foram desenvolvidas para o processo comercial, especialmente quando se trata de vendas consultivas.
É para suprir essa demanda que entram os softwares de CRM, feitos para armazenar informações, organizar etapas do processo de vendas e evitar perda de dados. Na prática, você tem a opção de organizar os funis (estágios) de venda de cada cliente. A organização pode ser feita de forma personalizada, de acordo com o seu método de trabalho. É possível separar listas prospecções, clientes ativos e em risco, por exemplo.
Ao cadastrar um cliente em uma plataforma de CRM, você insere nome, telefone, e-mail, cidade, como ele encontrou seus serviços, entre outras informações que você achar pertinente ao atendimento. É possível, também, para inserir comentários sobre o seu atendimento, criando um perfil do consumidor com histórico. Se existem mais profissionais trabalhando nas vendas, tudo fica ainda mais fácil, pois é possível acompanhar o histórico de atividades.
Outra vantagem dos sofwares de CRM, é que na maioria deles, o contato com o cliente pode ser feito diretamente pelo sistema, por meio de ligações e envio de e-mail – inclusive com a possibilidade de automatizar os e-mails conforme o lead avança na jornada de compra.
Além das funcionalidades padrão utilizadas no processo de venda, é possível extrair relatórios personalizados instantaneamente, para análises e melhorias no seu processo.
O principal benefício de utilizar um software CRM no processo de vendas é deixar as atividades manuais no passado. Com o acesso ao perfil do cliente e todo seu histórico em tempo real, torna-se simples tomar decisões importantes. O acompanhamento de cada cliente pelo CRM facilita a visualização completa da experiência dele com os seus serviços.
Além disso, não é preciso se preocupar com anotações feitas em vários lugares e em diferentes formatos, já que, no CRM, tudo fica padronizado e seguro em um único ambiente. Esses fatores otimizam o seu tempo, fazendo com que ele seja melhor aproveitado para tarefas estratégicas, e evitam a perda ou esquecimento de informações.
Sem as dores de cabeça comuns de um processo comercial clássico e todo manual, o seu foco será um só: o cliente. A atuação será direcionada para solucionar suas dores e necessidades e isso é essencial para que ele perceba o real valor dos seus serviços em uma venda consultiva, como no caso dos produtos e serviços financeiros ofertados pela plataforma da Franq.
Algumas condições são decisivas na hora de contratar um CRM:
Se você se viu em, pelo menos, uma dessas situações acima, está na hora de investir em um sistema de CRM. No mercado, existem centenas de opções, de gratuitas a pagas, e você deve considerar qual delas atende melhor o seu propósito e área de atuação. Selecionamos duas delas que podem se aplicar muito bem à realidade dos Personal Bankers.
1. RD Station CRM: no CRM da Resultados Digitais, existe a opção de customizar todo o fluxo de acompanhamento. Os funis podem ser criados seguindo uma ordem: prospects, clientes com recorrência e para aqueles que precisam renovar o contrato, por exemplo. A customização é completa e as automações facilitam o seu dia a dia. Ao expandir sua carreira como Personal Banker, poderá continuar utilizando o RD Station e ainda ampliar alguns serviços. A empresa possui o CRM de marketing e também integrações com diversos outros softwares.
RD Station CRM: exemplo de software de CRM gratuito
A ferramenta possui plano gratuito e possibilidade de teste, com as seguintes funcionalidades liberadas:
Para saber mais detalhes, clique aqui.
2. Moskit CRM: dividido em comunicação, gestão, produtividade e automação, esse CRM auxilia na visualização mais ampla de todo o processo comercial.
Veja o que é possível fazer no Moskit:
Para saber mais sobre os recursos, clique aqui.
Se você leu este conteúdo até aqui, significa que está atento às novas tecnologias e quer oferecer o melhor para quem conta com a sua parceria. Você está dando um passo à frente.
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