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Publicado: 31/03/2022Tempo de leitura: 6 min. - Última atualização: 03/05/2022

CRM para vendas: ferramenta essencial para Bancários Autônomos

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Marketing Franq

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Conteúdos Especiais

Saiba como o CRM pode ser útil em seu processo de vendas

Com cada vez mais acesso à informação, é preciso encontrar novas formas de prospectar, vender, acompanhar e fidelizar o consumidor. E é para gerenciar esse processo com assertividade que entram ferramentas e procedimentos de relacionamento com o cliente, como o um software CRM.

A sigla CRM vem do inglês “Customer Relationship Management” e significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo traduz um conjunto de ferramentas e estratégias que se destinam a simplificar o gerenciamento da carteira de usuários. O método pode ser usado por pequenas, médias e grandes empresas e muito eficaz para o modelo de atuação dos Personal Bankers.

O que é e para que serve um software CRM?

A finalidade principal de um CRM é registrar informações. Quando se trata de profissionais autônomos e negócios menores, é comum que a administração comercial aconteça nas tradicionais planilhas. Apesar de parecer funcional, anotar os dados do cliente dessa forma não é nada prático. Além disso, as funcionalidades no modelo de planilha são limitadas, pois não foram desenvolvidas para o processo comercial, especialmente quando se trata de vendas consultivas.

É para suprir essa demanda que entram os softwares de CRM, feitos para armazenar informações, organizar etapas do processo de vendas e evitar perda de dados. Na prática, você tem a opção de organizar os funis (estágios) de venda de cada cliente. A organização pode ser feita de forma personalizada, de acordo com o seu método de trabalho. É possível separar listas prospecções, clientes ativos e em risco, por exemplo.

Ao cadastrar um cliente em uma plataforma de CRM, você insere nome, telefone, e-mail, cidade, como ele encontrou seus serviços, entre outras informações que você achar pertinente ao atendimento. É possível, também, para inserir comentários sobre o seu atendimento, criando um perfil do consumidor com histórico. Se existem mais profissionais trabalhando nas vendas, tudo fica ainda mais fácil, pois é possível acompanhar o histórico de atividades.

Outra vantagem dos sofwares de CRM, é que na maioria deles, o contato com o cliente pode ser feito diretamente pelo sistema, por meio de  ligações e envio de e-mail – inclusive com a possibilidade de automatizar os e-mails conforme o lead avança na jornada de compra.

Além das funcionalidades padrão utilizadas no processo de venda, é possível extrair  relatórios personalizados instantaneamente, para análises e melhorias no seu processo.

As vantagens de utilizar um software CRM no processo de vendas

O principal benefício de utilizar um software CRM no processo de vendas é deixar as atividades manuais no passado. Com o acesso ao perfil do cliente e todo seu histórico em tempo real, torna-se simples tomar decisões importantes. O acompanhamento de cada cliente pelo CRM facilita a visualização completa da experiência dele com os seus serviços.

Além disso, não é preciso se preocupar com anotações feitas em vários lugares e em diferentes formatos, já que, no CRM, tudo fica padronizado e seguro em um único ambiente. Esses fatores otimizam o seu tempo, fazendo com que ele seja melhor aproveitado para tarefas estratégicas, e evitam a perda ou esquecimento de informações.

Sem as dores de cabeça comuns de um processo comercial clássico e todo manual, o seu foco será um só: o cliente. A atuação será direcionada para solucionar suas dores e necessidades e isso é essencial para que ele perceba o real valor dos seus serviços em uma venda consultiva, como no caso dos produtos e serviços financeiros ofertados pela plataforma da Franq.

Por que contratar um softwar CRM?

Algumas condições são decisivas na hora de contratar um CRM: 

  • Não consegue metrificar o desempenho do seu trabalho ou da equipe.
  • Perder oportunidades por não conseguir organizar informações.
  • Não operar com uma padronização de propostas e mensagens.
  • Empregar muito tempo para se comunicar com os clientes.
  • Não possuir relatórios periódicos para basear as análises.
  • Demandar muito tempo para buscar novos clientes.

Se você se viu em, pelo menos, uma dessas situações acima, está na hora de investir em um sistema de CRM. No mercado, existem centenas de opções, de gratuitas a pagas, e você deve considerar qual delas atende melhor o seu propósito e área de atuação. Selecionamos duas delas que podem se aplicar muito bem à realidade dos Personal Bankers.

Opções de CRM para testar

1. RD Station CRM: no CRM da Resultados Digitais, existe a opção de customizar todo o fluxo de acompanhamento. Os funis podem ser criados seguindo uma ordem: prospects, clientes com recorrência e para aqueles que precisam renovar o contrato, por exemplo. A customização é completa e as automações facilitam o seu dia a dia. Ao expandir sua carreira como Personal Banker, poderá continuar utilizando o RD Station e ainda ampliar alguns  serviços. A empresa possui o CRM de marketing e também integrações com diversos outros softwares.

RD CRM: exemplo de software de CRM gratuito

RD Station CRM: exemplo de software de CRM gratuito

A ferramenta possui plano gratuito e possibilidade de teste, com as seguintes funcionalidades liberadas: 

  • extensão para utilizar o WhatsApp Web;
  • lembrete de tarefas e follow-up;
  • histórico de interações;
  • disparo de e-mails;
  • suporte por e-mail;
  • funil de vendas;
  • telefone virtual.

Para saber  mais detalhes, clique aqui.

2. Moskit CRM: dividido em comunicação, gestão, produtividade e automação, esse CRM auxilia na visualização mais ampla de todo o processo comercial. 

Veja o que é possível fazer no Moskit: 

  • customização de vendas por produto;
  • template de proposta comercial;
  • integração com WhatsApp;
  • visualização de negócios;
  • calendário de tarefas
  • chamadas de vídeo;
  • disparo de e-mails;
  • telefone virtual.

Para saber mais sobre os recursos, clique aqui

Se você leu este conteúdo  até aqui, significa que está atento às novas tecnologias e quer oferecer o melhor para quem conta com a sua parceria. Você está dando um passo à frente.

 

 

 

 

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