Skip to main content

Na última semana, o Senado aprovou o texto-base de um projeto de lei que determina um teto máximo de juros de 30% ao ano, a ser aplicado por bancos nos cheques especiais e cartões de crédito. Já para as fintechs, o teto máximo de juros será de 35%, de acordo com notícia publicada no site Valor Investe.

No projeto também consta um artigo para vetar cobranças de juros adicionais e multas sobre o atraso no pagamento de compras feitas durante o período de calamidade pública, por conta da pandemia do novo coronavírus. O projeto ainda passará pela avaliação da Câmara.

Novos cortes na Selic podem ser temporalmente espaçados

A taxa básica de juros pode estar próxima de um limite e novos cortes podem ocorrer, porém com maiores espaços de tempo, de acordo com o Banco Central em ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na última terça-feira (11/08).

A medida visa evitar eventuais instabilidades nos mercados, além de considerar a inflação prospectiva, de acordo com notícia divulgada no site da agência Reuters.

Pesquisa aponta que PMEs confiam mais em fintechs do que em bancos

Um estudo divulgado pela Capterra, plataforma para comparação de softwares, apresentou que entre as pequenas e médias empresas usuárias de serviços financeiros de fintechs, 71% possuem um alto índice de confiança em comparação aos 32% que preferem a adoção de produtos e serviços dos bancos tradicionais, segundo análise do site Valor Investe.

Fintechs que fornecem meios de pagamento (60%) e que promovem gestão financeira (61%) são as preferidas das PMEs. Dos 349 gerentes de empresas que foram entrevistados na pesquisa, 57% afirmaram estarem satisfeitos com os serviços prestados pelas fintechs, contra 14% daqueles que usam bancos tradicionais.

Bacen oficializa a regulação do PIX

Nesta quarta-feira (12) o Banco Central aprovou o regulamento do PIX, oficializando o funcionamento da operação, a iniciar em novembro deste ano, conforme notícia publicada no site do jornal Correio Braziliense.

O Bacen é o órgão responsável por delimitar as regras para que as instituições financeiras possam aderir ao sistema e oferecê-lo aos usuários.

Redes sociais influenciam desempenho de ações na bolsa

Uma matéria do jornal Valor Econômico destacou o papel das redes sociais, como o Twitter, no desempenho de ações na bolsa de valores.

Como exemplo, o jornal citou duas companhias com ações na bolsa e avaliou a quantidade de menções no Twitter ao longo do tempo, e em como esse fator influenciou a alta ou baixa das ações.

Saiba mais novidades sobre o mercado financeiro e sobre a Franq em nossas redes sociais!