Skip to main content

Confira um apanhado das principais notícias que foram destaque no mercado financeiro desta semana.

Cobrança de IOF continua zerada por mais 90 dias

O Governo Federal decidiu prorrogar a isenção da cobrança de IOF em qualquer operação de crédito por mais três mesesde acordo com o site G1. A medida, que estava em vigor desde abril, seria encerrada nesta sexta-feira (03/07), quando foi anunciada a prorrogação até outubro.

Aumenta a procura por veículos em meio a crise

Apesar da crise econômica ocasionada pela pandemia, parte dos consumidores tem intenção de comprar veículos, de acordo com notícia divulgada no site da Agência Brasil. A informação é de uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a plataforma de negociação de veículos Webmotors.

Para 89% de 1,6 mil usuários, grande parte homens (92%) das regiões Sudeste (65%) e Sul (16%), a crise não mudou sua vontade de comprar um veículo: 60% deles afirmaram querer um carro novo ou usado, por temer uma possível contaminação do coronavírus ao usar o transporte público.

Selic e PIB brasileiro em queda

O último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central destacou que a Selic deve fechar o ano em 2% e que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve cair 6,54%, de acordo com informações do Valor Investe.

Abecip registra crescimento na compra de imóveis durante pandemia

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) divulgou uma pesquisa da consultoria Brain que aponta um aumento de 22% na concretização de compra de imóveisAs regiões preferenciais são Sul (aumento de 8% para 23%) e Centro-Oeste (aumento de 15% para 22%), a partir de análise feita entre os meses de março e junho.

Índice de Confiança da Indústria e do setor de Serviços é maior durante a crise

Mesmo com o cenário de incertezas provocado pela pandemia, algumas fatias do mercado apresentam um índice de confiança maior, como são os casos dos setores de serviços e da indústria, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

Entre maio e junho deste ano, o Índice de Confiança da Indústria cresceu 16,2 pontos, a maior alta já registrada pela pesquisa da FGV desde sua criação, em 2001, segundo a Agência Brasil. O Índice de Confiança de Serviços registrou aumento de 11,2 pontos, a segunda alta consecutiva desde o início da pandemia.

Inadimplência e endividamento dos brasileiros é maior nos últimos dez anos

Feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada em junho destaca o aceleramento das dívidas por parte dos brasileiros.

Um percentual de 67,1% das famílias brasileiras possui dívidas ou contas em atraso. Grande parte possuem dívidas com cheques pré-datados, cartões de crédito e cheque especial. É o maior índice desde 2010, quando a pesquisa passou a ser divulgada.

Banco Central explica etapas da implementação do Open Banking no Brasil

Neste vídeo, o chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do BC explica mais sobre cada uma das etapas da implementação do Open Banking no Brasil.

Acompanhe outras novidades sobre o mercado financeiro e sobre a Franq em nossas redes sociais.