No último dia 4 de março, iniciou a 4ª fase do Open Banking no Brasil, que permite o compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização e oficializa o termo etapa que oficializa a mudança para o termo Open Finance.
A transição começou ainda em dezembro de 2021 e vem sendo realizada de forma gradual, para que as instituições participantes se preparem adequadamente para implementar todos os processos necessários para esta integração.
Se Open Banking quer dizer “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”, o Open Finance é o “sistema financeiro aberto”, utilizado em muitos países e tem como meta melhorar a forma como os consumidores irão contratar serviços e produtos financeiros, como seguros, previdência, investimentos, câmbio e etc.
Agora, bancos, seguradoras e demais empresas de serviços financeiros podem “trocar dados” se o cliente consentir, com o objetivo de encontrar melhores condições de negociação.
No Open Finance, o usuário é dono de seus dados e pode solicitar que o Banco X compartilhe as informações com a Corretora Z, dando poder e autonomia para ela buscar a oferta mais vantajosa para a sua necessidade.
Conforme as previsões do Banco Central*, o cronograma do Open Finance em 2022 será o seguinte:
Sim. Outras iniciativas paralelas como o Open Insurance (Seguros) e Open Investments (investimentos) indicam que o futuro será cada vez mais aberto e transparente, mas ao mesmo tempo, preocupado com compartilhamento de dados.
De modo geral, o Open Finance permite ao usuário ser mais consciente sobre a propriedade e uso dos seus dados, além de trazer outros benefícios diretos e indiretos:
A Franq elaborou um material rico sobre as Diferenças entre Open Banking e Open Finance. No E-Book você aprenderá:
Clique aqui para baixar gratuitamente
Com sede em Florianópolis (SC), cidade considerada o “Vale do Silício” brasileiro, a Franq começou em 2018, quando um grupo de executivos experientes do mercado bancário resolveu apostar em um novo negócio: unir a expertise de bancários para oferecer produtos e serviços financeiros de mais de 40 instituições dentro da arquitetura do Open Banking.
Por meio da plataforma da Franq, bancários experientes se transformam Personal Bankers para atuar de forma autônoma, sem vínculo a um único banco. Atualmente, a estrutura da startup conta com 170 funcionários que são responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia utilizada na plataforma, operação e suporte aos Personal Bankers durante as negociações com os seus clientes.
Seja um bancário autônomo no Open Finance, seja um Personal Banker!