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Publicado: 04/11/2019Tempo de leitura: 2 min. - Última atualização: 26/07/2021

Comportamento do consumidor no uso de meios de pagamento digitais

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Marketing Franq

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Não são apenas os millennials – nascidos entre o início da década de 1980 e o final da década de 1990 - que usam com mais frequência métodos digitais para pagamento.

Recentemente a consultoria McKinsey & Company divulgou uma pesquisa sobre o tema, e identificou que no último ano 77% das pessoas consultadas usaram celulares ou outros gadgets para pagar um bem ou serviço. Embora parte dessa parcela seja composta por millennials, usuários da geração X – nascidos entre os anos 1960 e final dos 1970 – e Baby Boomers – que nasceram entre 1946 e 1964 – também são adeptos da modalidade. 

Outro fato que a pesquisa mapeou é que as carteiras digitais, como PayPal, são as mais utilizadas em diferentes modalidades de pagamento: via app, nas lojas, por site ou em empréstimos feitos de pessoa para pessoa. 
 

Perfil dos consumidores que utilizam meios de pagamento digitais
 

  • 36% buscam ativamente cupons de desconto e outras ofertas que sejam verdadeiras “barbadas”, além de terem forte interesse em acumular pontos para compras digitais futuras; 
  • 25% possui pouca confiança em carteiras digitais que não sejam diretamente ligadas a bancos. Apenas a metade deles já fez algum tipo de pagamento digital; 
  • 23% são usuários por conveniência. Preferem que a carteira digital seja semelhante a física, com opções que vão além do pagamento (cupons de desconto, cartões, etc.); 
  • 15% adotam os apps de pagamento como a principal forma de pagar bens e serviços. Gostam de usar os últimos lançamentos em tecnologia, incluindo o que há de novidade mais fresca em pagamento digital. 
     

Operadoras de cartão e bancos estão, gradualmente, oferecendo versões digitais aos cartões físicos emitidos para os usuários. Sem contar a possibilidade futura anunciada pelo Banco Central em usar QR Codes como meios de pagamento instantâneo, como já falamos aqui

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