Skip to main content

A Franq Open Banking foi destaque no site LABS – Latin America Business Stories como uma das 100 fintechs do mercado financeiro responsáveis pela contratação de mais de 100 mil postos de trabalho no setor de tecnologia. A startup é citada na categoria “Tecnologia”, ao lado de sete outras empresas.

Os dados da matéria são do Fintech Report 2022, material produzido pelo Distrito, que mapeou 1.289 startups brasileiras  focadas em crédito, meios de pagamento, backoffice, serviços digitais, tecnologia, criptomoedas, investimentos, risco e compliance, fidelização, finanças pessoais, crowdfunding, dívidas, câmbio e cartões. O levantamento foi baseado no algoritmo de scoring Dataminer, que leva em consideração sete variáveis, como o acesso ao site até o estágio de investimento. A lista com os scores mais altos são as apresentadas no radar.

O relatório do Distrito também trouxe outros dados robustos sobre o crescimento das fintechs. De 2016 para cá, já surgiram 819 novas companhias no mercado e somente no ano passado, elas captaram cerca 40% dos US$ 9,4 bilhões investidos em startups brasileiras, colocando o país como protagonista na América Latina, que mais atrai investidores e, consequentemente, o que mais tem startups com o status de unicórnio (empresas que alcançaram o valor de mercado superior a um bilhão de dólares).

Mais que isso, as fintechs desempenham um papel importante no processo de inclusão financeira dos brasileiros, por meio de players jovens, com bastante espaço para o desenvolvimento de soluções, que ainda não têm grandes grupos dominantes.

No geral, o ano de 2021 se mostrou um período histórico para as startups, com aumento de 42% em contratos e elevação de 48% de volume de investimentos em relação ao ano anterior. Em 2022, as previsões são otimistas por parte dos especialistas ouvidos. Apesar da situação russa, muitos fundos já estão capitalizados e buscam por boas oportunidades no segmento.

Baixe o relatório completo sobre as startups financeiras aqui.