Skip to main content

O mercado financeiro recebeu diversas inovações nos últimos anos, que colaboraram para o surgimento da nova profissão de bancário autônomo. A oportunidade de empreender no setor financeiro já mudou a vida de mais de 10 mil bancários, que agora são Personal Bankers e podem atuar com mais autonomia e liberdade. Além disso, a nova tendência está democratizando o acesso a produtos e serviços financeiros para um maior número de clientes, com atendimento personalizado e focado nas reais necessidades.

Neste guia completo, vamos explicar os detalhes sobre a nova profissão de bancário autônomo e como é possível garantir mais independência para atuar no mercado financeiro. Você também vai descobrir os requisitos para se tornar um Personal Banker e como ganhar dinheiro com esse modelo de atuação profissional. Continue a leitura:

Personal Banker

Katia Franco, Personal Banker da Franq desde 2020.

O que é um Personal Banker?

É a profissão do futuro no mercado financeiro. O bancário autônomo conta com a Franq para indicar aos seus clientes os melhores produtos e serviços financeiros dos principais bancos e instituições do mercado. Utiliza a sua expertise no mercado para ofertar a melhor opção em  financiamentos, consórcios, seguros, investimentos e demais soluções financeiras, de acordo com a necessidade do cliente. No total, são mais de 150 produtos bancários de mais de 50 instituições financeiras disponíveis em um só lugar.

O bancário autônomo conta com a tecnologia desenvolvida pela Franq para oferecer produtos e administrar operações em andamento. Cada Personal Banker tem a sua própria loja digital, onde os clientes conseguem ter acesso aos produtos disponíveis.

Além disso, o bancário autônomo possui acesso à Franq Educação, uma plataforma de educação exclusiva, com cursos, treinamentos e workshops ao vivo, sobre os diferentes serviços disponíveis na plataforma.

Para ter acesso a tudo isso, é preciso atender aos nossos pré-requisitos e pagar uma assinatura mensal.

O que é a Franq?

É a maior plataforma de bancários autônomos do país. A Franq é uma plataforma única de produtos financeiros de diferentes instituições para bancários autônomos e escritórios de investimentos, oferecendo mais de 150 opções, desde crédito imobiliário e de financiamento de veículos até seguros e antecipação de recebíveis das maiores instituições do país. 

Atualmente, são mais de 200 funcionários comprometidos em fazer as operações serem concluídas com sucesso, garantindo as melhores condições para clientes finais e Personal Bankers. 

Como o Personal Banker ganha dinheiro?

Aqui, o Personal Banker ganha por cada negócio fechado e não possui teto de 

comissões. Dessa forma, é possível ganhar mais do que o salário mensal do banco.

Existem três modalidades de comissionamento:

  • Único: quando o pagamento da comissão é realizada de uma só vez;
  • Parcelado: quando o pagamento da comissão de uma determinada operação é dividida e depositada em duas ou mais parcelas;
  • Recorrente: comissionamento aplicado à venda de produtos em que o cliente realiza o pagamento mensalmente, como por exemplo, seguro de vida, consórcio, entre outros. Neste caso, o Personal Banker é remunerado durante a vigência do contrato.

Vale lembrar que o bancário autônomo da Franq não possui vínculo com nenhuma instituição financeira, ou seja, está livre para encontrar a melhor solução para os seus clientes, de acordo com as necessidades caso a caso.

Quais os pré-requisitos para ser um Personal Banker?

Atuar como Personal Banker possui uma série de benefícios, como ser remunerado conforme o volume de vendas, fazer seu próprio horário de trabalho e ter um tempo maior com a família. Isso tudo somado à participação em um momento inovador do mercado financeiro

O profissional que deseja usar nossa tecnologia para empreender precisa ter experiência de no mínimo cinco anos em uma instituição bancária ou em uma cooperativa de crédito. Esse é o principal requisito que o bancário deve atender para fazer parte da Franq.

Se você possui mais de cinco anos de experiência em agência bancária ou cooperativa de crédito, clique aqui e cadastre-se para ser um Personal Banker.

Além disso, para ter mais sucesso como Personal Banker, é interessante que você possua alguns diferenciais:

  • Ter uma carteira de clientes, para retomar os contatos;
  • Ter senso de organização: atuar com autonomia e responsabilidade, potencializando eventuais vendas e, consequentemente, aumento do seu rendimento;
  • Maturidade digital: saber usar as redes digitais e gerar conteúdos com foco na curadoria financeira, nos produtos e nos serviços disponíveis em nossa plataforma.

Como os clientes são beneficiados por um Personal Banker?

O principal benefício de quem conta com um Personal Banker é receber atendimento personalizado, de um profissional que possui experiência no mercado e sabe indicar as melhores opções de serviços. Tudo isso em uma plataforma online, sem precisar sair de casa e sem pagar nada pelo atendimento.

Como o bancário autônomo não precisa atender às demandas de um determinado banco, ele pode se dedicar a construir um relacionamento mais sólido e próximo com seus clientes, e indicar somente produtos que são realmente necessários.

Além disso, por meio de um Personal Banker, o cliente tem acesso a propostas de vários parceiros, garantindo maior poder de escolha na hora de contratar um serviço financeiro. Com isso, o consumidor tem mais liberdade para escolher a opção que faz mais sentido com o seu orçamento, evitando possíveis endividamentos.

Está precisando de algum produto ou serviço bancário? Clique aqui e encontre o seu Personal Banker.

beFranq: a plataforma de trabalho do Personal Banker

Os bancários autônomos da Franq contam com o apoio do beFranq, uma ferramenta digital onde é possível vender produtos bancários, acompanhar as operações e conferir o comissionamento de cada negócio fechado.

O beFranq está disponível em duas versões: web, para quem prefere trabalhar com computador ou notebook, e aplicativo de celular, para quem gosta de ter tudo na palma da mão.

A principal vantagem do beFranq é que o profissional tem tudo o que precisa para trabalhar em apenas uma ferramenta, que funciona 24 horas por dia. 

Dentro do beFranq, o Personal Banker pode contar também com o Simulador de Comissões, para simular os ganhos de todos os produtos disponíveis na loja digital. A ferramenta ajuda o bancário a definir as próprias metas e objetivos.

Gerentes de Sucesso e Mesas de Negócios

Cada Personal Banker conta com o seu Gerente de Sucesso, um funcionário da Franq que é responsável por apoiá-lo do início ao fim das operações. O Gerente de Sucesso é um aliado do bancário autônomo, o seu braço direito, que vai ajudar ele a definir as suas perspectivas, tirar dúvidas sobre produtos e o andamento das operações.

As Mesas de Negócios são equipes especializadas em cada linha de produto. Elas são responsáveis por cuidar de todos os detalhes das operações e realizar as negociações com as instituições financeiras parceiras.

Na prática, quando um Personal Banker inicia uma operação de Crédito Imobiliário, por exemplo, ela é direcionada para a Mesa de Crédito Imobiliário. A equipe, formada por profissionais especializados nesse produto, vai cuidar do andamento da operação e garantir as melhores condições junto aos bancos parceiros. 

Com o auxílio do seu Gerente de Sucesso e das Mesas de Negócios, o Personal Banker fica livre para se dedicar ao relacionamento com seus clientes e à prospecção de novas vendas. A parte operacional das negociações, fica com a Franq!

Perguntas frequentes

Porque é preciso ter experiência em um banco ou cooperativa?

Como os Personal Bankers realizam um trabalho de curadoria financeira aos seus clientes, acreditamos que é importante que este profissional tenha experiência como bancário e uma certa expertise no mercado, para sugerir os melhores produtos e serviços financeiros.

Além disso, a Franq nasceu com um propósito de ser uma opção para bancários que saíram do banco. Ou seja, ajudar este profissional a seguir atuando naquilo em que ele é especialista, em um mercado crescente no país. 

Qual a diferença de um Personal Banker para um Consultor Financeiro?

O trabalho da Franq e dos Personal Bankers não deve ser interpretado como consultoria financeira. O consultor financeiro é responsável pela gestão das finanças do cliente, ou seja, possui acesso aos dados financeiros dele e pode realizar a gestão do patrimônio.

O Personal Banker e a Franq não possuem acesso aos dados financeiros e bancários dos clientes. Essas informações são absolutamente sigilosas e não são compartilhadas pelas instituições bancárias.

Qual a diferença de um Personal Banker para um Agente Autônomo de Investimentos?

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é certificado pela Ancord, para orientar os seus clientes sobre as melhores opções de investimentos. Ele ajuda diretamente os investidores a escolherem as aplicações financeiras mais rentáveis. 

Já os Personal Bankers, podem indicar seguros, consórcios, financiamentos e demais soluções bancárias. Além disso, o bancário autônomo pode indicar parceiros especializados em investimentos e também ser comissionado por isso.

A boa notícia é que na Franq é possível atuar como Personal Banker e também como Agente de Investimentos (se houver certificação), ampliando a sua carteira de serviços oferecidos, desde que sejam respeitados possíveis conflitos de interesse, caso exista algum.

Qual a diferença de um Personal Banker para um vendedor?

São funções bem diferentes. Geralmente, o compromisso de um vendedor é com a instituição e/ou produto que ele comercializa, possui metas estipuladas e algum possível vínculo.

Já os Personal Bankers orientam os seus clientes a tomarem a melhor decisão sobre seguros, consórcios, financiamentos e demais produtos e serviços bancários, sem vínculos a uma instituição.

O único compromisso do bancário autônomo é oferecer a solução mais adequada à realidade do seu cliente, com liberdade e autonomia.

Qual a diferença entre Personal Banker e Correspondente Bancário?

O Personal Banker faz um trabalho de curadoria e indicação dos produtos e serviços financeiros com base em sua experiência. Nesse caso, o trabalho operacional fica a cargo dos especialistas da Franq e das instituições parceiras conectadas à plataforma.

Já o correspondente bancário, não precisa ter necessariamente a experiência bancária, mas tem uma certificação e representa o serviço financeiro de uma ou mais instituições, estipulando contratos de parcerias individuais. Ele é responsável, ainda, por toda a parte operacional. Ou seja, precisa colocar energia e tempo em todas as etapas de uma negociação.

Porque atuar na Franq é diferente de trabalhar em um banco?

Com a Franq você tem liberdade para oferecer diversos produtos e serviços financeiros das principais instituições do mercado, com recomendações personalizadas e livre de conflito de interesses. Além disso, é comissionado por cada venda efetivada. A Franq permite que um bancário experiente trabalhe com autonomia, pois ele mesmo gerencia seus horários e estipula seus próprios objetivos.

Já no banco, você conta apenas com os produtos que a instituição oferece, tem um teto de comissionamento e precisa seguir a rotina determinada pela empresa, com horários e demandas a serem cumpridas.

Como a Franq ganha dinheiro?

A Franq é remunerada com acordos realizados diretamente com os parceiros, por ser um meio de distribuição dos produtos financeiros e realizar a intermediação das operações.

A assinatura existe para custear o suporte realizado pelos especialistas da Franq, que conta com apoio operacional, técnico e estratégico ao longo de todo o processo das negociações. Também oferecemos assessoria contábil e tributária, materiais de divulgação para redes sociais e conteúdos exclusivos diários sobre os produtos e serviços oferecidos, como lives e workshops.

Negociamos junto aos parceiros as condições comerciais disponibilizadas na plataforma e as comissões são definidas de forma direta aos Personal Bankers.

Quanto custa a assinatura da Franq para o Bancário Autônomo?

Nós oferecemos plano de assinatura mensal por R$ 200,00, e plano anual com 75% de desconto, que contemplam todo o suporte operacional, a loja digital personalizada para ofertar os produtos e uma série de treinamentos que ajudam você a ter uma performance mais elevada.

O que está incluso na mensalidade do Personal Banker?

Ao aderir à plataforma, você paga uma assinatura para usar as ferramentas que desenvolvemos, além de custear o suporte que a Franq oferece. Ao fazer a sua assinatura, você recebe imediatamente:

  • Loja digital personalizada para indicar produtos e serviços e receber uma comissão;
  • Aplicativo beFranq, para gerenciar as solicitações dos seus clientes e acompanhar o status das propostas;
  • Simulador de comissionamento de produtos de diferentes segmentos, para avaliar os seus ganhos;
  • Acesso exclusivo aos conteúdos diários do time da Franq, como lives e workshops, explicando sobre os produtos e os parceiros;
  • Suporte ilimitado do Gerente de Sucesso para qualquer dúvida;
  • Suporte das Mesas de Negócios de Crédito com Garantia de Imóvel, Crédito Imobiliário, Financiamento de Veículos e outras, que ajudam a agilizar as negociações entre parceiros, Personal Bankers e clientes;
  • Assessoria contábil e tributária para apoiar na formalização do CNPJ, CNAE e demais contratos.

Não tenho conhecimento/experiência em todos os produtos bancários, como vou ofertar?

A Franq oferece treinamentos, lives diárias com as instituições parceiras, conteúdos ilimitados e mesas de especialistas disponíveis que prestam todo o suporte, para que você possa ofertar o produto que desejar.

Entretanto, diferentemente do banco, é você quem dita as regras do seu portfólio e pode também optar por oferecer somente o produto no qual é especialista.

A parte operacional das negociações fica totalmente com a Franq e seus parceiros, deixando a você o espaço para o que mais importa: o relacionamento com o seu cliente.

Qual o vínculo do Personal Banker com a Franq?

O Personal Banker é um cliente da Franq e contrata nossas plataformas por meio de uma licença de uso. Para isso, o ideal é que ele tenha uma empresa com CNPJ. 

Que produtos pode trabalhar?

Por meio da plataforma da Franq, os bancários autônomos podem indicar mais de 150 oportunidades de seguros, consórcios, financiamentos, investimentos, empréstimos e demais produtos e serviços financeiros para empresas e Pessoa Física.