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Publicado: 06/08/2021Tempo de leitura: 3 min.

Cresce procura por serviços financeiros no celular

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Marketing Franq

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Somente no ano passado, foram realizadas mais de 49 milhões de contratações de serviços financeiros via celular

No ano passado, entre transferências, contratações de crédito, consultas e investimentos, os brasileiros realizaram mais de 52 bilhões de movimentações financeiras via mobile banking, ou seja, realizadas via celular. 

A pandemia e a ampliação da oferta de funcionalidades dos aplicativos dos bancos foram os responsáveis por este crescimento segundo os dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, realizada com 21 bancos brasileiros

“Se a gente olhar esse número três anos atrás, a alta de investimentos no mobile era pequena, até essa puxada forte no ano passado”, afirma Sergio Biagini, líder da Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte e responsável pela pesquisa em entrevista ao site 6minutos da UOL

Entre os destaques da pesquisa sobre o mobile banking, estão:

  • Mobile banking torna-se o canal dominante, responsável por mais da metade das transações bancárias; 
  • Canais digitais seguem em expansão, enquanto os canais tradicionais perdem espaço na composição do total de transações;
  • Todos os tipos de transações bancárias seguem em crescimento no mobile banking e
  • O total de contas ativas no mobile banking mais que dobrou; mesmo sem considerar o efeito do auxílio emergencial, o crescimento teria sido de 39%.

Segundo a pesquisa, somente no ano passado, foram realizadas mais de 49 milhões de contratações de produtos financeiros pelo smartphone, alta de 63,2% na comparação com 2019 e as consultas sobre investimentos subiram 76% resultando em mais de 70 milhões de acessos. 

A contratação de investimentos por meio de smartphones também cresceu mais de 60% em 2020. E de cada dez contratações de crédito nove já estão sendo feitas pelos canais digitais, seja mobile banking ou internet banking. 

O consumidor quer serviços financeiros digitais

Este crescimento demonstra como o comportamento do consumidor está mudando quando se trata de consumir produtos e serviços financeiros sem a necessidade de enfrentar uma fila no banco. A tendência é que cada vez mais as decisões de compra passem longe das agências.

E essa mudança tem muitas vantagens:

  1. A personalização dos serviços aumentará a demanda;
  2. A facilidade trazida pela tecnologia estimula mais decisões de investimento;
  3. A cultura do uso de aplicativos fomenta a atenção e cuidado com o dinheiro;
  4. As pessoas devem aprender mais sobre consciência e educação financeira.

E como essa mudança pode ser uma oportunidade de negócio?

Para os profissionais do mercado financeiro existe uma oportunidade de negócio. Quem trabalha ou trabalhou como bancário pode atuar na Franq Open Banking como Personal Banker, um “bancário autônomo”, que pelo celular pode indicar produtos e serviços financeiros aos seus clientes.

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