[Live] Personal Banker Vs. Agente Autônomo de Investimento - 28/7 às 19h @FranqOpenbanking
Publicado: 20/05/2021Tempo de leitura: 5 min. - Última atualização: 21/07/2021

Personal Banker é um correspondente bancário?

Publicado por

Marketing Franq

Marketing Franq

Conteúdos Especiais

Entenda a diferença entre os dois

A chegada do open banking ao Brasil iniciou uma onda de transformações no mercado financeiro, com muitos profissionais migrando de uma atuação tradicional para outras formas de trabalhar - um resultado direto é o aumento no interesse em ser correspondente bancário ou atuar de forma autônoma.

No entanto, obter as autorizações necessárias para atuar como correspondente bancário não é tão simples.

Em um cenário de arquitetura aberta proposto pelo open banking, muitas novas oportunidades surgiram. Ser um bancário autônomo é uma delas.

Neste contexto, a Franq é uma plataforma que permite que ex-bancários atuem por conta própria, utilizando de novas tecnologias, para serem donos do seu próprio destino.  Você faz o que sabe de melhor: foca exclusivamente no atendimento das necessidades financeiras do seu cliente.

Esses profissionais são chamados de Personal Bankers, como se fossem bancários de família.

Porém, existe uma diferença pontual entre ser um correspondente bancário e ser um Personal Banker. É o que vamos explicar neste post.

O que é um correspondente bancário?

Um correspondente bancário é um estabelecimento ou uma Pessoa Jurídica apta para atender clientes em nome de um banco, oferecendo serviços e produtos financeiros para uma carteira de clientes própria, sendo comissionado pelos negócios fechados. O exemplo mais clássico de um correspondente bancário são as casas lotéricas.

De maneira geral, trata-se de uma empresa que não é um banco, atuando como intermediária na relação entre o cliente final e a instituição financeira vinculada. Relações desse tipo são comuns no âmbito das fintechs.

O que é um Personal Banker?

O Personal Banker é um bancário autônomo, que utiliza a plataforma da Franq Open Banking como seu portfólio de produtos e serviços financeiros.

Além de contar com opções de mais de 30 parceiros, o Personal Banker possui sua própria loja digital, apoio em relação à sua qualificação sobre os produtos que vai indicar e uma grande equipe de suporte para lhe apoiar.

Tudo isso sem precisar lidar com a parte burocrática das operações - é atendimento na prática, o tempo todo!

Por ser autônomo, cada Personal Banker possui liberdade para definir seu horário e local de trabalho, os produtos com os quais prefere trabalhar e não possui vínculo exclusivo com a Franq, podendo conciliar a rotina com outras atividades.

No seu dia a dia, este bancário autônomo indica produtos e serviços financeiros de parceiros da Franq e é comissionado por isso, de acordo com os parâmetros de cada parceria estabelecida pela empresa e outras instituições financeiras.

Qual a diferença entre o correspondente bancário e o Personal Banker?

Um correspondente bancário pode não só representar um serviço financeiro de um banco, mas também usar os recursos deste para conceder crédito. Ele é responsável, ainda, pela operação como um todo. Ou seja, precisa colocar energia e tempo em todas as etapas do processo de uma operação.

Já o Personal Banker, por sua vez, é responsável por encontrar a melhor oferta e realizar a indicação para o cliente - ele faz um trabalho de curadoria de produtos e serviços financeiros. Nesse caso, o trabalho operacional fica a cargo do parceiro representado, o que permite ao Personal Banker direcionar seus esforços para captar, gerenciar e se relacionar com sua carteira de clientes.

Como ser Personal Banker na Franq?

Para se tornar um Personal Banker na Franq, você precisa ter 5 anos de experiência como bancário em grandes bancos. Este é o critério mínimo para aplicação.

Caso você atenda a este requisito, o seu perfil será avaliado pela nossa equipe e, se aprovado, passa a ser um membro da Franq, com acesso à loja digital e todo ferramental de trabalho e tecnologia disponibilizados por nós.

Seja um Personal Banker na Franq Open Banking. Clique aqui e se cadastre.