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Você deve conhecer alguns gigantes do varejo como Magazine Luiza, Amazon ou Mercado Livre. Essas marcas varejistas são consideradas marketplaces. Na prática, elas fornecem suas plataformas para que outras empresas possam comercializar seus produtos. O marketplace financeiro é similar, ou seja, opera da mesma forma, apenas direcionando para as finanças.

Assim como os grandes varejistas, o marketplace financeiro é um ambiente online que conecta clientes a soluções financeiras. Nele, encontram-se diversas instituições tradicionais e fintechs interessadas em vender seus produtos e serviços.

São bancos, corretoras de investimentos, administradoras de consórcios, empresas de crédito, seguradoras e demais empresas que, por meio de uma única plataforma, oferecem ao cliente final uma variedade de soluções, de forma personalizada.

Porém, com o crescimento das fintechs e a chegada do Open Finance, os marketplaces financeiros ganharam mais evidência, pois além de congregar produtos e serviços variados, facilitou o compartilhamento de dados entre as instituições, ampliou a variedade de propostas e facilitou o poder de decisão do consumidor.

O impacto do marketplace financeiro para o consumidor

Por outro ponto de vista, já parou para pensar no quanto o comportamento das pessoas em relação ao que consomem mudou nos últimos anos? A realidade é que os indivíduos estão engajados com seus objetivos de vida e isso incluiu o método de fazer compras.

Mais conectados e movidos pelo seu propósito, eles pesquisam, preocupam-se e repensam a maneira com a qual se relacionam com as empresas. Toda essa transformação gerou impacto também no setor financeiro propiciando o fortalecimento dos marketplaces financeiros.

Segundo o estudo Market Review | Edição 1: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Retailtech Bornlogic e Opinion Box, a frequência de compras on-line aumentou 71% em 2020 e, para 2022, acima da metade dos entrevistados demonstraram interesse em comprar mais pela internet. 33% das pessoas avaliadas compram apenas pela internet. Para além dos bens de consumo, isso se reflete no sistema financeiro.

A mudança com o Open Finance

E o Open Finance democratizou esse novo modelo de consumo, pois, com ele, diversas instituições têm acesso aos dados dos clientes, mediante a autorização. Aí fica mais simples indicar uma oferta mais próxima do desejado, mesmo que não possua histórico com a instituição. O marketplace financeiro organiza e centraliza, em um único ambiente digital, todas as informações e condições para comparar e adquirir produtos e serviços financeiros, encurtando o caminho para que o usuário possa ter poder sobre suas preferências.

As vantagens de um marketplace financeiro

Com tantas alternativas, as pessoas têm poder para analisar, comparar e escolher a melhor opção. Nesse ecossistema, os marketplaces financeiros oferecem itens como:

  • contas;
  • cartões,
  • crédito;
  • consórcios;
  • financiamentos,
  • investimentos,
  • seguros
  • previdência privada;

Em resumo, é um espaço onde as instituições viabilizam suas soluções para as pessoas. Além disso, os marketplaces financeiros oferecem diversas vantagens tanto para profissionais do setor financeiro como para os cliente 

Entre as vantagens, podemos destacar: 

  • acesso simplificado em diversos dispositivos ou aplicativos;
  • desburocratização na hora de contratar;
  • ampla variedade para perfis diferentes de clientes;
  • atendimento ágil e totalmente digital;
  • construção do papel do especialista

Saiba como atuar como profissional em um marketplace financeiro

Para bancários e ex-bancários que estão à procura de novos modelos de trabalho, atuar com um marketplacefinanceiro pode ser ideal. Com a expansão das fintechs é a chance perfeita para aproveitar a “onda” e buscar novos meios de trabalho. Mas, para isso, é necessário fazer uma ruptura do estilo clássico de trabalho para desfrutar de uma vida com mais flexibilidade e simplicidade.

No entanto, não é necessário abandonar toda a sua expertise obtida no banco. Por não estar submetido às amarras de uma instituição, o profissional do setor financeiro pode fazer parcerias para promover os mais diversos serviços, de forma coerente com a sua visão de mercado.

Para atuar em um marketplace financeiro e iniciar as operações, o profissional deve procurar as fintechs que estão construindo um novo ecossistema financeiro no Brasil. Além disso, é necessário ter um perfil aberto a novos aprendizados. Para quem deseja desenvolver habilidades e obter desenvolvimento profissional rápido, esse é o tipo de negócio ideal.

Como profissional autônomo utilizando um marketplace financeiro, a sua única preocupação é fortalecer a sua relação com clientes. Você poderá oferecer propostas personalizadas por meio de um ambiente virtual com produtos adaptados a sua rede de clientes.

Conheça a Franq Open Banking

Sendo referência neste negócio, podemos citar o marketplace financeiro da Franq Open Banking. Como bancário autônomo, chamado de Personal Banker, os profissionais têm direito a uma loja digital personalizada. Por ali, ele pode oferecer aos seus clientes, 24 horas por dia, produtos de mais de 45 parceiros. A cada aquisição de um cliente por meio da loja virtual, o Personal Banker recebe uma comissão.

A movimentação é realizada diretamente entre você e as instituições indicadas no site, sem intervenções. Diretamente de um aplicativo, o Personal Banker gerencia as solicitações e acompanha o status das negociações. Tudo isso, sem certificações obrigatórias.

Para compreender melhor, leia o material rico “As verdades sobre a Franq e o sucesso do Personal Banker”.

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