Skip to main content

Os brasileiros já gastaram R$ 857 bilhões no cartão de crédito nos primeiros sete meses do ano, um crescimento de 20% comparado a 2019. Este é o maior valor da história para o período. A princípio, o aumento de gasto é bom para a movimentação da economia, mas reflete alguns aspectos:

  • Aperto da crise econômica e aumento da inflação.
  • Maior confiança dos bancos em conceder crédito.
  • Implementação do cadastro positivo.

Números do cartão no Brasil

De acordo com levantamento da Fecomércio-SP, os financiamentos no cartão representam 70% do total do crédito livre (ou seja, sem subsídios) concedido no país, um percentual que vem aumentando ao longo dos anos. O dinheiro de plástico responde por mais de 80% das dívidas das famílias.

Cadastro positivo e Open Banking

Os bancos também estão considerando o cadastro positivo em suas análises de crédito, o que também influencia no uso do cartão. Outro aspecto é que devido ao movimento Open Banking, as informações estão se disseminando mais, permitindo que bancos e fintechs, como a Franq, atuem de forma transparente, avaliando melhor o risco de crédito dos consumidores.

Use o cartão de crédito, mas evite entrar no rotativo

Os juros do cartão de crédito são de em média 331,5% ao ano para os consumidores que entram no crédito rotativo, ou seja, quitam apenas o valor mínimo da parcela. Este é considerado um dos maiores juros de produtos e serviços financeiros do país.

Por isso, entrar no rotativo não é a melhor escolha. O conselho da maioria dos especialistas é nunca pagar o mínimo da fatura do cartão e deixar o restante para o próximo mês.

Caso a situação esteja complicada, tente conseguir outra categoria de crédito, com taxas mais baixas, como o crédito pessoal, por exemplo. Nesse caso, pode ser oferecido garantias como moto, carro ou mesmo um imóvel para reduzir a negociação.

Aproveite as vantagens do cartão de crédito

Uma opção para os super organizados é concentrar todos os gastos no cartão, mesmo os menores, pois além de ser uma forma de gerenciar uma única fonte de gasto, rende benefícios como milhas e cashback. Por exemplo, os cartões da Porto Seguro, empresa parceira da Franq, ao adquirir um cartão, conta com desconto no seguro do seu carro, financiamento de veículo na fatura do cartão, isenção da anuidade no primeiro ano e muito mais incentivos.

Abaixo vão algumas dicas para usar bem o cartão de crédito:

  • Dentro da sua renda mensal, estabeleça um valor máximo que você pode gastar por mês.
  • Coloque na planilha os gastos prioritários, como aluguel, alimentos e educação dos filhos, entre outros. Realize um planejamento financeiro e tenha uma previsão de médio e longo prazo dos gastos.
  • Se for parcelar grandes compras, tenha claro no seu planejamento que nos próximos meses, uma parte da sua renda já está comprometida.
  • Calcule o quanto pode ter de despesas no cartão no total e defina um limite na sua operadora. Alguns bancos já permitem que os clientes determinem um valor máximo a ser gasto no cartão por questão de segurança.

Está com dúvida sobre o que fazer? Consulte um Personal Banker.

 Fonte