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Já explicamos aqui brevemente sobre o que é o Open Banking e a ideia por trás do conceito de arquitetura bancária aberta. Agora, vamos detalhar os benefícios que esse sistema vai gerar aos consumidores.

Abertura dos dados e modernização dos serviços financeiros 

O Open Banking parte da premissa de que os dados financeiros são das pessoas, e não devem ficar restritos aos bancos.

Hoje, os bancos que operam sob o modelo de arquitetura fechada mantêm os dados restritos a um lugar em que apenas eles têm acesso. Os consumidores só têm alcance a informações como extratos, saldos e afins, de forma limitada. O Open Banking age para “abrir” esse sistema, além de possibilitar que as empresas permitam o acesso as suas interfaces de programação, para o desenvolvimento de aplicações por parte de outras empresas, ao que chamamos de API (Application Programming Interface).

Mas, isso significa que se o Open Banking operar de forma plena qualquer um terá acesso aos dados? Não. As instituições vão precisar da autorização expressa de cada consumidor para poder usar os dados em operações financeiras diversas – pedidos de empréstimos, abertura de contas, financiamentos, seguros, previdência, investimentos, etc.

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Por exemplo: uma pessoa deseja um financiamento em um banco/fintech X, mas só consegue comprovar sua renda pelas últimas movimentações bancárias que mantém com o banco tradicional Y. Para ir além, precisa ir até o banco, enfrentar filas, falar com o gerente… Com o Open Banking, o banco Y será obrigado a fornecer os dados para a instituição financeira X, com a autorização do cliente, sem que ele se veja obrigado a enfrentar burocracias.

Nesse caso, o consumidor terá mais autonomia para poder usufruir de diversos produtos e serviços financeiros, de várias instituições. O Open Banking também viabiliza a integração dos sistemas dos bancos com fintechs e a automatização de uma série de transações.

Nesta apresentação divulgada pelo Banco Central há mais informações detalhando como ocorrerá a implementação do Open Banking no Brasil.

Com a concorrência, ampliam-se as oportunidades

A abertura das informações e uma conexão entre as instituições financeiras vai aumentar a concorrência entre elas. Assim, os consumidores poderão encontrar no mercado opções mais atrativas e menos abusivas em relação a taxas diversas na solicitação de alguns produtos e serviços e até quando optar pela portabilidade, como já é praticado por bancos e fintechs que operam no mercado.

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