Skip to main content

Foi dado o pontapé inicial do Open Banking no Brasil! Em transmissão ao vivo feita pelo Banco Central do Brasil (BACEN), o presidente da Instituição, Roberto Campos Neto, oficializou o início da agenda de implementação proposta para 2021.

“O grande objetivo da atuação do BACEN é tornar o sistema financeiro mais eficiente, moderno e promover a democratização dos serviços financeiros através da tecnologia. Vamos partir de toda uma reformulação do mercado financeiro através do open banking, o sistema financeiro do futuro”, disse Campos Neto.

O que acontece na primeira fase do Open Banking?

Para dar início à transformação tão aguardada pelos participantes do Open Banking, a primeira fase consistirá no compartilhamento de informações entre as Instituições Financeiras Participantes, para que sejam alinhadas questões referentes à tecnologia da informação, da construção do sistema de arquitetura aberta com dados compatíveis entre si.

“Aqui ainda não há o compartilhamento de dados dos clientes, somente das próprias Instituições Financeiras, de forma ampla e detalhada, das características de preços, produtos e canais de atendimento dessas Instituições. O público alvo são elas mesmas ou empresas de pagamento, desenvolvedores, fintechs e acadêmicos. Isso vai possibilitar o surgimento de sites, plataformas, que vão comparar preços, serviços e informações. Essa fase vai servir como base para as demais, quando o usuário poderá usufruir dessa nova infraestrutura”, explica um dos diretores do BACEN, Otávio Damaso.

Na era digital, os dados do usuário terão cada vez mais importância para as empresas e o usuário terá cada vez mais poder em relação ao compartilhamento de seus dados por terceiros. Um dos objetivos do Open Banking, segundo Campos Neto, é que as Instituições Financeiras retribuam ao cliente final o valor dessas informações.

“O Open Banking parte do pressuposto de que o titular é dono dos seus dados cadastrais e financeiros, podendo transferir esses dados para outras Instituições a qualquer momento, em busca de melhores produtos ou serviços a preços mais baixos. É importante ter em mente que a disponibilização desses dados pelo consumidor gera valor para as Instituições Financeiras, em termos de informações. Com a implementação do Open Banking, esse valor será transmitido de volta para quem disponibiliza os dados, ou seja, os próprios consumidores poderão decidir o que é melhor para si”, reforça o Presidente do BACEN.

Quando começam as outras fases do Open Banking?

O cronograma proposto vai até o final de 2021, com a segunda fase prevista para o mês de julho. A terceira fase deve iniciar em agosto, com a implementação completa em dezembro –  detalhamos cada uma delas aqui.

Nós fazemos open banking! Desde 2019 a Franq Openbank atua no modelo de open banking, uma arquitetura aberta, que deve ser implementada no sistema financeiro como um todo neste ano.

A nossa relação com Personal Bankers, clientes e parceiros é de franqueza, onde todas as partes envolvidas ganham com um melhor serviço, produtos que fazem sentido aos que procuram e um atendimento diferenciado.

E você, é um bancário com mais de 5 anos de experiência em grandes bancos? Seja um Personal Banker e faça parte deste movimento!