Skip to main content

Muitos brasileiros sonham em adquirir um carro para poder se deslocar sem depender de horário de ônibus ou ficar aguardando um motorista de aplicativo. Uma pesquisa realizada pelo Serasa em 2022 revelou que 6 em cada 10 brasileiros compraram um automóvel nos últimos três anos.

Mas, nem todo mundo tem a quantia total necessária para pagar um carro à vista, não é mesmo? Para resolver esse problema, o financiamento de veículos é uma das soluções financeiras que podem tornar o sonho do carro próprio mais acessível. Por meio do financiamento você só precisa ter 20% do valor do veículo que deseja comprar e pode financiar o restante em até 60 parcelas!

Neste artigo vamos explicar todos os detalhes sobre o financiamento de veículos e como você pode garantir as menores taxas de juros.

O que é o financiamento de veículos?

É uma linha de crédito para pessoa física ou jurídica (empresa), que deseja comprar um veículo mas não possui o valor total para pagar à vista. Dessa forma, você pode usar o financiamento para financiar até 80% do valor do carro que deseja comprar.

A maioria dos bancos financia no máximo 80% do valor do automóvel. Por conta disso, você vai precisar dar uma entrada equivalente a 20% do preço total do carro.

Aqui na Franq, nós contamos com a parceria da Porto Seguro, que financia até 100% do valor do carro. Porém, para ter acesso a esse benefício você precisa ter algum relacionamento com a Porto.

Além disso, o valor da parcela do financiamento não pode ser superior a 30% da sua renda total.

“A parcela não pode ultrapassar 30% da renda. O banco analisa todas as dívidas que você possui em outras instituições financeiras e faz o cálculo se a parcela do financiamento, somada às parcelas das demais dívidas, não ultrapassa 30% da sua renda”,  afirma Simone Soares, especialista da Mesa de Veículos da Franq.

Financiamento de veículos

Posso financiar carros novos e usados?

Sim, é possível financiar tanto carros novos quanto carros usados. A única diferença é a taxa de juros: carros 0km possuem taxas mais baratas e carros usados sofrem com taxas mais altas.

Quanto mais velho o carro, mais alta é a taxa de juros. Isso porque o veículo usado já possui certa depreciação, que é compensada pela taxa de juros.

Quais os requisitos para financiar um veículo?

  • Idade: para financiar um veículo você precisa ter mais de 18 anos, para que os bancos consigam fazer a análise de crédito;
  • Tempo do veículo: só é possível financiar veículos com no máximo 25 anos de uso;
  • Score: para um banco aceitar o seu financiamento, você precisa ter um score do Serasa acima de 550. Mas é importante que você saiba que só o score acima de 550 não garante a aprovação do crédito;

Clique aqui para consultar o seu score do Serasa.

Quais os documentos necessários?

Para solicitar o financiamento você vai precisar dos seguintes documentos:

  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (extrato bancário ou holerite);
  • DUT (Documento Único de Transferência) no caso de carros usados.

Qual o prazo dos financiamentos?

O prazo máximo para parcelar o seu carro é de cinco anos, ou seja, 60 meses para pagar. É importante lembrar que quanto mais tempo durar o seu financiamento, maior será o valor correspondente aos juros que você vai pagar.

Qual a taxa de juros do financiamento de carro?

Primeiramente, é importante deixar claro que a taxa de juros varia de pessoa para pessoa

“Para oferecer uma proposta os bancos vão analisar o seu histórico financeiro, como dívidas e score de crédito. Neste caso, a taxa de juros que você receberá será diferente da proposta de outras pessoas”, ressalta Simone Soares.

Atualmente, é possível encontrar taxas de financiamento de veículos a partir de 1,5% ao mês.

Como conseguir as menores taxas de juros?

A regra é clara: quanto melhor for o seu score, mais baixa vai ser a taxa de juros que você vai pagar no financiamento.

Além do score, quanto mais novo for o carro que você está comprando, mais chance você tem de pagar menos pelos juros. 

Preciso pagar alguma taxa extra?

Ao contratar um financiamento de carro você também estará pagando outras taxas:

  • IOF;
  • Tarifa de alienação, cobrada pelo Detran;
  • Tarifa de vistoria, cobrada por alguns bancos quando o carro é usado.

Mas fica tranquilo, todas essas taxas vão estar inseridas no valor total do financiamento, e você não precisará pagar nada por fora.

Conte com a Franq para ter acesso ao melhor financiamento

Na Franq você possui maior poder de escolha! Aqui contamos com a Dryve, e temos acesso a propostas de 13 bancos, como Itaú, Santander, Banco BV, Banco Pan, C6 Bank, entre outros. Além disso, também contamos com a parceria da Porto Seguro. 

No total são 14 possibilidades para você escolher a melhor condição, com parcelas que vão caber no seu bolso e que não vão complicar a sua vida financeira.

Encontre o Personal Banker da Franq mais perto de você e solicite o financiamento do seu carro!

Leia também: