Skip to main content

Com a criação e regulamentação do cadastro positivo, consumidores finais e empresas passaram a ser analisados a partir do histórico de pagamento de contas, tais como serviços de água e luz, faturas do cartão de crédito, empréstimos tomados, cheque especial, dentre outros. Funciona diferente do que até então era praticado pelos birôs de crédito, cujo foco de atenção era feito sobre a existência de inadimplência, registrada via cadastro negativo.

Nosso parceiro Quod, que realiza uma análise de CPFs a partir da nota de crédito (score) dos clientes, entre outras informações, apresenta como o cadastro positivo melhora a análise de crédito. Separamos aqui alguns destaques.

O cadastro positivo melhora a análise de quem está negativado

Antes do cadastro positivo, a negativação de um consumidor gerava a dificuldade na obtenção de crédito, em caso de necessidade, mesmo que fosse um caso isolado.

O cadastro positivo muda exatamente essa percepção, quando permite que empresas que oferecem crédito possam analisar uma série de variáveis sobre o histórico de pagamentos de uma pessoa ou empresa.

O cadastro positivo oportuniza a obtenção de crédito mais barato

Com o score, pontuação que vai de zero a mil pontos, uma empresa pode avaliar qual a melhor taxa de juros a ser aplicada a uma pessoa ou empresa que solicite um crédito.

É importante ressaltar que cada birô de crédito, regulado pelo Banco Central, adota uma fórmula específica para pontuar os consumidores.

O cadastro positivo contribui para reduzir a inadimplência

A partir da análise do perfil de um consumidor, é possível entender sua realidade financeira e qual seu comportamento sobre o pagamento de contas e créditos tomados.

Desta forma, fica mais fácil e justo avaliar a viabilidade em vender a prazo ou conceder ou não um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

Vale destacar que embora o acesso ao cadastro positivo seja amparado por lei, com a contribuição obrigatória, gratuita e automática de empresas que fornecem tais informações, os dados dos usuários são sigilosos.

Relatórios inteligentes

Para tornar a análise mais intuitiva e inteligente, a Quod fornece um relatório completo, indicando a probabilidade do cliente em honrar com os seus compromissos financeiros nos próximos 6 meses. Além disso, é possível encontrar uma função inovadora que só a Quod traz: os indicadores de Relacionamento com o Mercado e Pontualidade do Pagador, que complementam a leitura do score e facilitam a análise de risco a partir de dois dados importantes.

Empresas interessadas também podem ter acesso aos dados do cliente e eventuais participações no quadro societário de uma empresa. Pelo relatório, fica fácil descobrir se o cliente solicitou crédito em outros fornecedores, com histórico completo dos últimos 12 meses, bem como a existência de pendências financeiras, a partir da base do ControlCred, Ações Judiciais e Participações em Recuperações Judiciais e Falências.

Ficou interessado na análise de CPFs da Quod? Converse com um Personal Banker para ter acesso: www.franq.com.br/busca