Skip to main content

A seguir, veja os detalhes das notícias sobre o mercado financeiro publicadas nos últimos dias.

PIX: 980 instituições financeiras estão em fase de homologação para adotar o sistema

Em fevereiro de 2020, o Banco Central anunciou uma novidade que promete revolucionar o segmento de meios de pagamento: o PIX. Desde então, 980 instituições financeiras brasileiras estão em fase de homologação para oferecer esse serviço em seus sistemas, entre elas estão parceiros da Franq: Creditas, BS2, Santander, Sofisa e Stone. Mas o que seria o PIX? Veja mais em detalhes nesta reportagem da TV Brasil.

Pandemia diminui uso de dinheiro físico

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acredita que a circulação do dinheiro em espécie (cédulas e moedas) cairá ainda mais após a pandemia. O uso regular e massivo de facilidades como os meios de pagamento alternativos pelo celular e cartões sem contato acelerou esse processo, em razão do receio de contaminação pelo novo coronavírus. Saiba mais nesta notícia publicada pelo Valor Econômico.

Bancarizados otimistas com a recuperação financeira

A Febraban apresentou uma pesquisa afirmando que a metade dos brasileiros bancarizados, de 1.000 entrevistados, acredita que sua situação financeira estará recuperada entre seis meses e um ano. Os dados fazem parte da primeira edição do Observatório Febraban, feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Veja mais insights sobre a pesquisa nesta matéria publicada no Estadão.

WhatsApp Pagamentos

O WhatsApp lançou uma nova funcionalidade nesta semana: o WhatsApp Pay – chamado no Brasil de WhatsApp Pagamentos. O recurso está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e facilita o envio e recebimento de dinheiro entre pessoas, incluindo empresas, neste último caso pelo WhatsApp Business. A iniciativa vai facilitar as transferências bancárias. Saiba em detalhes como a novidade funciona neste artigo do site Tech Tudo. Mas os grandes bancos parecem não ter se entusiasmado com o lançamento. Neste artigo do site NeoFeed há informações dos bastidores.

ATUALIZAÇÃO >> No dia 23 de junho, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam o WhatsApp Pagamentos no Brasil, com o argumento de que o lançamento põe em risco a concorrência, sobretudo o sistema de pagamentos do próprio Bacen, o PIX. Leia mais nesta notícia publicada no site G1.

Abertura de empresas facilitada

Para desburocratizar e simplificar o processo de abertura de novas empresas no Brasil, o Governo Federal revogou 56 procedimentos, entre normas e ofícios, do processo que existia anteriormente. A iniciativa segue a Lei de Liberdade Econômica e entra em vigor a partir do dia 1º de julho de 2020. Mais informações na Instrução Normativa de n. 81, publicada no Diário Oficial da União em 10 de junho, e detalhada nesta notícia do site Diário do Comércio.

Fintech britânica opera como corretora de câmbio no Brasil

A fintech britânica TransferWise recebeu uma autorização do Banco Central para operar como corretora de câmbio no Brasil. Com isso, a empresa promete reduzir a tarifa cobrada nas transações, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar outras novidades sobre o mercado financeiro.